Boa tarde!           Domingo 28/11/2021   17:26
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura realiza Mutirão contra o Mosquito AEDES AEGYPTI no Bairro da Glória
Prefeitura realiza Mutirão contra o Mosquito AEDES AEGYPTI no Bairro da Glória

03/02/2016 - 17:24 - O prefeito Rubens Bomtempo acompanhou na manhã desta quarta-feira (3/2) a primeira ação da Frente Municipal de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, que foi realizada no bairro da Glória, em Corrêas. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a população a participar da luta contra a dengue, chikungunya e zika vírus. Durante a ação, também foi anunciada a participação de homens do Exército Brasileiro no combate ao mosquito. A concentração das equipes de diversos setores da Prefeitura foi na Escola Municipal Marieta Gonçalves.

“É uma ação intersetorial envolvendo todas as secretarias, a Comdep, a CPTrans e a Guarda Civil para mobilizar a população e vencer esta luta. Esse movimento coletivo tem como principal objetivo conscientizar os moradores deste grave problema que é a dengue, a febre chikungunya e, agora, o zika vírus. Essa ação integrada mostrou-se positiva no terreno onde deveriam estar sendo construídas as casas populares no Vicenzo Rivetti, mas foi abandonado pela empreiteira. Entramos no espaço com todo o nosso efetivo, após denúncias. Limpamos a área e encontramos diversos focos do mosquito, cuja análise dos técnicos da Vigilância Sanitária deu positivo para o aedes aegypti. Esse foi um exemplo de como devemos tratar essa questão: com ação integrada, todo o governo envolvido e, assim, mobilizando a população”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, também destacou a importância da ação intersetorial e falou sobre a ajuda do Exército Brasileiro. “Petrópolis e Nova Friburgo foram selecionadas pelo Estado e pela União e vão contar com os soldados que irão apoiar as nossas equipes nas ações de combate ao mosquito. A frente de serviços mostra que o poder público está presente nas comunidades é preciso agora, mobilizar também a população”, disse.

Esta semana, o coordenador da Vigilância Sanitária Eduardo de Lucena participará de um encontro no Rio de Janeiro, onde será abordado o apoio do Exército Brasileiro nas ações da Prefeitura. “O nosso maior problema é a recusa dos moradores em permitir o acesso dos agentes de endemias. Toda ajuda nesse sentido é bem vinda”, ressaltou Eduardo lembrando que existe um decreto municipal, de dezembro de 2015, que regulamenta a ação da Guarda Civil e da Polícia Militar no combate ao mosquito.

O vereador Thiago Damaceno também participou das ações e ressaltou o balanço positivo com o avanço do mutirão. “Petrópolis pode se tornar um exemplo no combate ao mosquito”, frisou. Moradora do Bairro da Glória, Vanderleia Miguez da Cunha, de 38 anos, aprovou a mobilização. “Se cada um cuidar da sua casa, ficaremos livre do mosquito”, disse.

Programação dos filmes em cartaz