Bom dia!           Sexta 29/03/2024   08:21
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura inicia na próxima segunda-feira, 01 de Fevereiro, o Plano de Reestruturação da Rede de Urgência e Emergência
Prefeitura inicia na próxima segunda-feira, 01 de Fevereiro, o Plano de Reestruturação da Rede de Urgência e Emergência
Mudanças, que garantem o funcionamento de todas as portas de entrada de urgência e emergência do município, são temporárias 

29/01/2016 - 19:01 - Nesta segunda-feira (1º de fevereiro), a Prefeitura inicia a implantação do Plano Temporário de Reestruturação da Rede de Urgência e Emergência – chamado de Plano de Salvamento das UPAS - que tem como objetivo organizar os atendimentos na rede assegurando à população a manutenção de todas as portas de entrada do sistema - Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE), Hospital Alcides Carneiro (HAC), PS do Alto da Serra, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) Centro e Cascatinha, e Serviços de Pronto Atendimento (SPA) Posse e Pedro do Rio - mesmo diante da falta de repasses do Governo do Estado. O plano aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) prevê redirecionamento de atendimentos de clínica médica e odontologia do HMNSE e de pediatria do PS do Alto da Serra para a UPA Centro. As mudanças são temporárias e se darão enquanto o Estado não cumprir com sua parte no financiamento das UPAS. Hoje, a dívida estadual com a Prefeitura chega a R$ 8 milhões.

Para atender a demanda, a UPA Centro passará a contar com sete médicos, quantidade superior à prevista nas portarias ministeriais que regulamentam as UPAS.  “Estamos assumindo as Unidades de Pronto Atendimento do Centro e Cascatinha que foram abandonadas pelo governo do Estado. Entendemos a importância das duas unidades e também de toda a nossa rede, por isso este plano mantém todas as sete portas de entrada abertas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, ressaltando que desde março de 2015, quando o governo do Estado deixou de fazer os repasses de custeio das UPAS – R$ 400 mil para cada unidade - vem enviando ofícios cobrando a regularidade dos repasses. A questão também foi levada ao Ministério Público Estadual (MPE) e à justiça. “O governo do Estado abandonou as UPAS, mas não vamos fazer o mesmo. Estamos assumindo as UPAs”, frisou Bomtempo.

As mudanças propostas no plano vão garantir uma melhor organização do atendimento no HMNSE, que se firmará como atendimento de urgência de ortopedia e de psiquiatria. “Nos possibilitará uma reestruturação dos leitos 72 horas de psiquiatria, permitindo de fato sua humanização. E na ortopedia vamos fortalecer a integração com o HST que é referência neste tipo de atendimento”, ressaltou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, acrescentando que, com a obra já iniciada no Centro de Reabilitação de Adultos (CRA) do HMNSE e a ampliação da UTI que passou de sete 10 para leitos, a população ganhará um novo Hospital Municipal.

No PS do Alto da Serra, as mudanças também irão humanizar o atendimento, uma vez que o espaço antes dedicado a pediatria passará a abrigar os pacientes de clínica médica. “O PS do Alto da Serra está sendo ampliado e vai ganhar um laboratório de análises clínicas. Essa obra, aliada às mudanças, vai garantir um atendimento muito mais qualificado e humanizado aos pacientes que procuram a unidade”, ressaltou o secretário de saúde.

O plano foi elaborado por um grupo de trabalho da Secretaria de Saúde, que fez estudos técnicos de indicadores e custos nas unidades da rede de urgência e emergência. Outra ação importante para o fortalecimento da rede foi a criação de uma Câmara Técnica composta por representantes das unidades que discutem, analisam e propões fluxos para o atendimento das portas de entrada. Os encontros são semanais e acontecem na secretaria de Saúde. 

Veja como ficarão os atendimentos de urgência e emergência:

Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp – atendimento de ortopedia e psiquiatria.
PS do Alto da Serra – atendimento de clínica médica.
UPA Centro – atendimento de pediatria, odontologia e clínica médica.
UPA Cascatinha – atendimento de pediatria, odontologia e clínica médica.

*A população conta ainda com o Hospital Alcides Carneiro e os Serviços de Pronto Atendimento da Posse e Pedro do Rio 

Programação dos filmes em cartaz