Bom dia!           Sábado 29/02/2020   08:55
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Trabalho desenvolvido em Petrópolis é referência para outros Municípios
Trabalho desenvolvido em Petrópolis é referência para outros Municípios
Equipe de São Gonçalo conhece Coordenadoria de Bem Estar Animal

13/01/2016 - 11:42 - Uma equipe de São Gonçalo subiu a serra na manhã desta terça-feira (12) para conhecer a experiência de Petrópolis no cuidado com os animais. O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Harduim, e a coordenadora de Proteção Animal, Gisele Nunes, conheceram o trabalho da Coordenadoria de Bem Estar Animal, e visitaram o Curral de Apreensão de Animais de Grande Porte, em Itaipava. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Petrópolis é considerado uma referência para o interior do Estado.
 
Os representantes da segunda maior cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro conheceram o sistema de controle informatizado de todas as denúncias de abandono e maus-tratos e de vistorias que são realizadas pela equipe. A ferramenta auxilia e agiliza o trabalho de prevenção. Eles também visitaram o Curral de Apreensão de Animais de Grande Porte. Registrado no Núcleo de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, o primeiro curral de apreensões público do Estado tem dez baias - quatro delas destinadas para a quarentena. Cinco piquetes, com bebedouro e comedouro, também podem ser utilizados pelos cavalos após a realização de exames e a medicação necessária. O centro pode receber ainda ovinos, caprinos e suínos. O espaço tem um sistema de compostagem ambientalmente responsável, além de almoxarifado, cozinha, banheiro e alojamento para os guardas municipais que cuidam do local.
 
A Coordenadoria de Proteção Animal de São Gonçalo funciona há cerca de seis meses. “O trabalho realizado em Petrópolis é muito importante, e o curral de apreensões é excelente. Viemos aprender o máximo possível para aplicar, dentro da nossa realidade, as ações que são desenvolvidas aqui. É importante que as pessoas estejam cada vez mais conscientizadas sobre a importância de proteger os animais”, afirmou Gisele Cunha, coordenadora de Proteção Animal de São Gonçalo.
 
O secretário gonçalense de Meio Ambiente, Ricardo Harduim, considera a ação em defesa dos animais louvável. “Todos têm que perceber que a questão do cuidado com os animais é uma causa que deve ser defendida por todos, não só pelo animal em si, mas também por questões complexas de saúde pública. Em São Gonçalo, estamos iniciando este trabalho, e, para nortear as nossas ações, resolvemos conhecer o trabalho de uma cidade próxima que avançou bastante no tema. Esse ensinamento que tivemos hoje vai nos ajudar muito”, afirmou.
 
Para a coordenadora do Bem-Estar Animal de Petrópolis, Rosana Portugal, a visita mostra a relevância do trabalho realizado pelo órgão, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Temos aqui uma equipe comprometida, que veste a camisa da causa animal, e isso é o mais importante. Com pouco mais de um ano e meio, estamos mostrando resultados satisfatórios. A prova disso é o reconhecimento de outros municípios. Esta visita nos estimula para continuar desenvolvendo estas políticas públicas, fazendo da nossa cidade uma referência no setor”, destacou.
 
Esta não é a primeira visita de representantes de outros municípios. No início de 2015, representantes de Caxambu (MG) vieram conhecer o trabalho da Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Petrópolis, bem como a legislação e o cuidado com a causa animal.
 
Programação dos filmes em cartaz