Boa noite!           Terça 30/11/2021   19:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Sistema de Informatização da Saúde: Pacientes já Começaram à Receber SMS
Sistema de Informatização da Saúde: Pacientes já Começaram à Receber SMS
14/12/2015 - 10:21 - A Prefeitura acaba de dar mais um grande passo para organizar melhor o sistema de agendamento de consultas e exames na rede pública de saúde no município: a Secretaria de Saúde já envia aos pacientes, por SMS (Short Message System), informações sobre datas e horários agendados pela Central de Regulação Ambulatorial. Com a ação, o município conclui mais uma etapa do sistema de informatização da rede implantada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e de Ciência e Tecnologia. Diariamente, o sistema envia em média 1.100 mensagens de texto informando o horário, local e dia do exame ou consulta.

“O envio do SMS é mais uma passo do sistema de informatização, que está trazendo mais comodidade ao paciente. Agora, ele não precisa se deslocar de um lado para o outro para marcar as consultas e exames. Dentro do posto de saúde, o paciente tem o nome inserido na Central de Regulação Ambulatorial e, assim que o agendamento é feito, ele recebe a mensagem de texto com as informações de data e horário. É um avanço dentro da rede de saúde municipal e um passo importante para um sistema mais organizado”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Os pacientes também podem responder o SMS. Estas respostas chegam para uma caixa de correio eletrônico e são avaliadas pela equipe da secretaria. O casal Maria Thereza Saraiva e Wilson Fischman Chazan adorou o novo sistema e fez questão de responder o SMS, elogiando o serviço. “Quando recebi pela primeira vez achei que era mentira. Como que a Prefeitura ia mandar uma mensagem informando minha consulta? Então resolvi ligar para a secretaria e me disseram que estava correto e que agora iria receber as mensagens informando minhas consultas e exames. Fiquei muito feliz”, disse a aposentada.

A moradora do Quissamã, Maria Ademilde de Freitas Melcado, também é só elogios para o novo serviço. “Eu fiz questão de responder, dizendo que achei o serviço muito eficiente”, ressaltou. Para o morador de Cascatinha, João Honório dos Reis o envio das mensagens de texto é mais prático para o paciente. “Dei os parabéns quando recebi a mensagem. Foi uma ótima iniciativa”, frisou.

Além das mensagens de texto, os pacientes também são informados das consultas e exames por telefone. “Além de tornar a rede mais organizada, é importante informar ao paciente a data e o horário da sua consulta e exame para que ele não esqueça de comparecer, pois isto é fundamental para não perdermos agendas e otimizar o uso dos recursos da rede de saúde”, lembrou o secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho.

A informatização da rede municipal de saúde teve início há um ano e dez meses, e, neste período, o sistema já chegou a quase 100% das unidades. Postos e centros de saúde, hospitais, emergências e almoxarifado já estão informatizados. O sistema, além de agilizar o atendimento ao paciente com a criação do prontuário eletrônico, também irá aperfeiçoar o funcionamento da rede, permitindo o acompanhamento em tempo real dos contratos e das contratualizações e dos gastos com pacientes de outros municípios, além de facilitar o controle dos medicamentos e equipamentos disponíveis no sistema público do município.

Programação dos filmes em cartaz