Boa noite!           Quinta 02/12/2021   03:51
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Ministério da Saúde Reduz Distribuição de Vacinas
Ministério da Saúde Reduz Distribuição de Vacinas

03/12/2015 - 19:01 - A Secretaria de Saúde está oficiando o Ministério da Saúde sobre os atrasos na entrega de vacinas e soros. O município já registra falta das vacinas DT, Hepatite A, Tetraviral, e DTp; além dos soros antirábico, aracnídeo e aniescorpiônico. Os itens são fornecidos a todos os municípios brasileiros pelo Governo Federal. Em Petrópolis, a última entrega foi feita em outubro, quando foram distribuídos apenas 60% do montante solicitado. A entrega prevista para o mês de novembro ainda não foi feita e, segundo informações passadas pela Coordenação Geral do Programa de Imunização do Ministério da Saúde à Coordenadoria de Epidemiologia do município, ainda não há previsão de quando será feita.  

"Desde o ano passado o Ministério da Saúde vem reduzindo a quantidade de vacinas. É uma situação grave que já denunciamos ao Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e a Vara da Infância. O Programa de Imunização é nacional e a distribuição das vacinas é de responsabilidade do Governo Federal. Vamos continuar cobrando a regularização da distribuição, evitando prejuízos à população", disse o secretário de Saúde, André Pombo.

A Coordenação Geral do Programa de Imunização do Ministério da Saúde vem enviando comunicados as estados e municípios informando sobre a situação das vacinas e soros. De acordo com o último documento enviado pela coordenação, a falta de imunobiológicos e a pouca produção dos laboratórios levaram à redução no quantitativo distribuído aos municípios. Em nenhum dos comunicados, o ministério informou uma previsão de quando a distribuição será regularizada.

"Além dessas vacinas, estamos com redução nos estoques de outras doses, por isso decidimos redimensionar o atendimento e centralizar a aplicação de vacinas em alguns postos, evitando, assim, que os estoques também fiquem zerados. Em caso de dúvida sobre o local onde encontrar a vacina as pessoas podem ligar para o Setor de Epidemiologia no telefone 2246-6797, que iremos fornecer todas as informações", explicou a gerente de imunização, Alessandra Sauan.

Programação dos filmes em cartaz