Boa noite!           Domingo 17/11/2019   00:17
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Casa de Cláudio de Souza recebe Programa Cultura afro-brasileira: Valores e Fortalecimento
Casa de Cláudio de Souza recebe Programa Cultura afro-brasileira: Valores e Fortalecimento

                                                                             

17/11/2015 - 18:06 - Na próxima semana, entre os dias 24 e 27 de novembro, a Casa de Cláudio de Souza será palco do Programa Cultura afro-brasileira: Valores e Fortalecimento. Durante os quatro dias, haverá fóruns, oficinas, seminário e mesa redonda sobre assuntos diversos ligados à cultura afro-brasileira. Interessados podem participar gratuitamente. 

A abertura será às 09h30, na terça-feira (24), e às 10 horas, o professor da UFJF, Fabrício Fontenelle, estará à frente da mesa redonda sobre Cultura afro-brasileira e a Bioarquitetura. Já às 14 horas, haverá palestra e oficina sobre Danças populares Brasileiras da Matriz Africana, com Lucio Sanfilippo, mestrando em Educação da UERJ. 

No segundo dia, Gisele Xavier, mestre em capoeira, ministrará oficina com o tema Capoeira: aspectos sociais e simbólicos em sala de aula, às 10 horas. O Fórum Saúde da Mulher acontecerá às 14 horas, com a Dra. Isabel Cristina F. da Cruz, que colocará em questão o tema “Empoderando a paciente de etnia negra no SUS”. Mais tarde, às 18 horas, a arte educadora Alaíde Guedes, ministra oficina sobre a Literatura Afro-brasileira. 

Na quinta-feira (26) haverá oficina de Nutrição Culinária Afro-brasileira, com Milene Vargas, nutricionista Supervisora de Alimentos e Bebidas do Senai, e, logo após, terá uma performance “Oro Famora”, com Adriana Souza e Cintia Machado. Às 15h30, será ministrada a palestra Religião e educação: caminhos para emancipação. 

Para encerrar o programa, no dia 27 de novembro, haverá um seminário sobre a Lei 10.639: O educando, o educador e os valores. Às 14 horas, os professores do 
CEFET-RJ Carlos Henrique Martins e Rosilene da Conceição, apresentarão a palestra “A implementação da Lei no. 10639 no espaço escolar: entraves e enfrentamentos”; seguida, às 18h30, da mesa redonda “Persistir para resistir – A Educação e a Poesia para além das adversidades”.

Esta será mediada por Adriana Holanda e terá como integrantes Dayana Leopoldo, mestranda em Educação/UERJ e Cintia Machado, doutora em Letras Vernáculas/ UFRJ. Na ocasião, os assuntos debatidos serão “Educação quilombola: Currículo e Questões Raciais e Literatura Africana”.             

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS: 

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 
E-mail: mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Programação dos filmes em cartaz