Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   17:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Instituto Teológico Franciscano realiza Noite Cultural com Palestra sobre o Sínodo dia 18/11 às 19h30
Instituto Teológico Franciscano realiza Noite Cultural com Palestra sobre o Sínodo dia 18/11 às 19h30
Frei Antônio Moser fará uma análise sobre o Sínodo, realizado no mês de outubro, em Roma
 
​​17/11/2015 - 08:25 - Será realizado na quarta-feira, dia 18 de novembro às 19h30 no Instituto Teológico Franciscano o “Ecos do Sínodo sobre a família”. O evento conta com uma palestra feita pelo Frei Antônio Moser (perito do Sínodo) e com a apresentação lítero-musical com um grupo de estudantes do ITF. A Noite Cultural é gratuita e aberta ao público, lembrando que o local só tem espaço para 300 pessoas.
 
A XIV Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos foi realizada entre os dias 04 e 25 de Outubro na cidade do Vaticano, em Roma. O encontro reuniu 270 pessoas de todo o mundo, entre Bispos e Assessores destes, onze brasileiros dentre eles Frei Antônio Moser, Frade na Congregação da Imaculada Conceição do Brasil, professor de Teologia Moral e Ética no Instituto Teológico Franciscano, e nomeado pelo Papa Francisco para fazer parte da Secretaria Especial como perito, mais dois Cardeais, quatro Bispos e quatro leigos.
 
O evento é uma forma de analisar as repercussões do Sínodo e uma boa oportunidade para saber um pouco mais sobre os bastidores e o dia a dia de um evento tão importante como esse, além de ouvir o testemunho de alguém que esteve lá e que pode dar a sua contribuição. Durante a palestra, Frei Moser vai abordar questões importantes e que foram discutidas no amplo quadro da pastoral familiar, além dos temas polêmicos, como as relações homoafetivas, os “re-casados”, dentre outros.
 
“É um texto inspirador para uma nova pastoral, que significa uma abertura para a família nas mais diversas dimensões. Não só as portas da igreja, mas, também, da sociedade, criando condições favoráveis para todo o tipo de famílias”, explica Frei Moser.
 
No encontro foram abordados: a indissolubilidade matrimonial, pessoas homossexuais e uniões homossexuais, migrantes e refugiados, a valorização da mulher, de crianças e idosos, fanatismo, individualismo, pobreza, precariedade no trabalho e preparação ao matrimônio. Ao término do Sínodo foi escrito um relatório composto por 94 parágrafos. No texto, a beleza da família, a Igreja doméstica baseada no casamento entre homem e mulher, “porto seguro dos sentimentos mais profundos, único ponto de conexão numa época fragmentada, parte integrante da ecologia humana. Deve ser protegida, apoiada e encorajada”.
 
O Sínodo também serviu ainda, para se entender o mundo nos dias atuais, passando por diversas mudanças ao longo do tempo, que também serão discutidos durante a palestra. “É um contexto que aborda da maneira mais real possível uma descrição do Mundo Contemporâneo e a situação da Igreja nesse momento. É uma forma de pensarmos como nos situarmos nesse mundo de maneira cristã”, ressalta.
 
Frei Moser tem doutorado em Teologia, com especialização em Moral, na Academia Alfonsianum em Roma. Além de diretor da Editora Vozes, professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano, pároco da Igreja de Santa Clara e diretor do Centro Educacional Terra Santa, é conferencista no Brasil e no Exterior. Seus livros “Teologia Moral: impasses e alternativas”, “O enigma da esfinge, a sexualidade”, “Biotecnologia e Bioética: para onde vamos?” e “Ecologia: desafios éticos”, foram traduzidos em outras línguas. Durante nove anos, participou do programa “em Pauta”, exibido pela emissora Canção Nova.
 
Mais informações sobre o “Ecos do Sínodo Sobre a Família” podem ser obtidas no Instituto Teológico Franciscano, que fica localizado na Rua Coronel Veiga, 550 – Centro, pelos telefones (24) 2243-9959 e (24) 2231-6409, no e-mail: secretaria@itf.org.br ou no site www.itf.org.br.
 
SERVIÇO:

“Ecos do Sínodo Sobre a Família”

Data: dia 18 de novembro às 19h30
Local: Instituto Teológico Franciscano
Rua Coronel Veiga, n° 550 – Centro
Entrada Gratuita
Programação dos filmes em cartaz