Boa tarde!           Sexta 06/12/2019   14:07
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Festa da Cultura Afro-Brasileira Celebra o Dia da Consciência Negra dia 20 a 27/11
Festa da Cultura Afro-Brasileira Celebra o Dia da Consciência Negra dia 20 a 27/11
16/11/2015 - 10:01 - Nesta sexta-feira, 20 de novembro, será aberta a Festa da Cultura Afro-Brasileira de Petrópolis, em comemoração à Semana da Consciência Negra. A solenidade de abertura será às 10h da manhã na Praça da Liberdade, diante do busto de Zumbi dos Palmares, com a presença de autoridades. A festa é promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo e Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

A programação vai até domingo (22/11), e traz uma diversidade de atrações para o público na Praça da Liberdade, Palácio de Cristal, Centro de Cultura Raul de Leoni e nos bairros de Nogueira e Posse. Artes de roda (como capoeira, maculelê, jongo e samba); palestras e mesa redonda; desfile de beleza; apresentações de dança urbana (street dance); oficinas de culinária, percussão, trança nagô, turbante e de artesanato, que ensinará a confecção de uma boneca africana (bebê Abayomi); exposições sobre a história e cultura afro-brasileira e festival de filmes estão entre as atividades.

Barracas de comidas de origem afro-brasileira, salgadas e doces, e de artesanato temático também são atrações da festa. Dentre elas, a barraca do Quilombo da Tapera e da Munepe – Mulheres Negras de Petrópolis. Elas funcionarão na Praça da Liberdade, das 10h às 22h.

A Festa da Cultura Afro-Brasileira reserva boas atrações para todos os dias e tem entrada franca. A programação completa está no site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações pelo Disque Turismo: 0800 024 1516.

PROGRAMAÇÃO 

 
22/11 – DOMINGO
10h às 12h – Oficina Bebê Abayomi: Contação de História e Confecção dos Bonecos – Oficineiro Marco Cotta
14h – Oficina de Percussão – Jorge Amorim
15h – Apresentação do “Projeto Brasil Musical”: alunos da rede municipal de ensino – Secretaria de Educação / Catarina Maul
18h – Peça “Suplício dos Anjos” – Coletivo Teatral Komos
19h30 – Música: Show de encerramento – Afoxé, Os Dofonos

PALÁCIO DE CRISTAL
(Rua Alfredo Pachá, s/nº – Centro Histórico)
 
22/11 – DOMINGO
10h às 15h – Roda de Conversa: Povos Tradicionais – Matriz Africana – Mãe meninazinha Tade / Oloyê Marcelo Monteiro, do Centro de Estudos de Religiões Afro-Brasileiras / Bakono Luis Eduardo Negro Bum / Adão, do Quilombo da Tapera / Gaiaku Deusiar de Liassa / Cida Abreu, da Fundação Paçlares / Os Ogãs: Irapuã Crespo / Aurelino / Adailto Moreira, do Ilê Omi Oju Aro
 
EXPOSIÇÃO
 
De 20 a 27/11 – 10h às 18h
“História e Cultura Afro-brasileira” – Informações e imagens sobre a contribuição da cultura africana à formação cultural do Brasil.
 
CEU PRAÇA CORTA-RIO
(Estrada União Indústria, s/nº – Posse)
 
19/11 – QUINTA-FEIRA
19h – Roda de Capoeira: Grupo Raiz da Mestre Vera
 
20/11 – SEXTA-FEIRA
19h – Apresentação de Maculelê: Grupo Capoeira Cultura Brasileira
 
PRAÇA DE NOGUEIRA
(Centro Cultural Estação Nogueira)
 
21/11 – SÁBADO
14h30 – Rodas de Capoeira e Maculelê: Sociedade Brasileira de Capoeira e Convidados – Mestre Ding Dong
 
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
(Praça da Inconfidência, s/nº – Centro Histórico)

21/11 – SÁBADO (após a Missa dos Jovens)
19h – Apresentação do Coral Municipal de Petrópolis sob regência do Maestro Paulo Afonso Filho. Após a apresentação, Roda de Capoeira com o Mestre Su e crianças do bairro Caxambú na Praça da Inconfidência
 
UNIDADE SENAC PETRÓPOLIS
(Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro Histórico). Tel: (24) 2231-7001
 
OFICINA DE COZINHA AFRO-BRASILEIRA
 
21/11 – SÁBADO
13h – Workshop gratuito realizado no Laboratório de Cozinha do SENAC. Inclui os ingredientes de preparo e conta com 25 vagas. As inscrições devem ser feitas a partir das 12h (uma hora antes do início) na recepção da Unidade SENAC Petrópolis, localizada em frente ao Palácio de Cristal.
 
PALÁCIO AMARELO (Sede da Câmara Municipal de Petrópolis)
(Praça Visconde de Mauá, 89 – Centro Histórico)

23/11 – SEGUNDA-FEIRA
18h – Homenagem da Câmara Municipal ao Dia da Consciência Negra
 
QUILOMBO DA TAPERA
(Estrada Ministro Salgado Filho – Condomínio Vale da Boa Esperança)

05/12 – SÁBADO
10h – Festa da Consciência Negra
 
CENTRO DE CULTURA RAUL DE LEONI
(Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico)
 
EXPOSIÇÕES
 
De 19 a 30/11 – segunda a sexta, das 10h às 18h
“Projeto Deoclecio em Pauta” – Exposição de fotos e textos sobre Deoclecio Damasceno de Freitas e sua importante contribuição cultural e artística em Petrópolis. Pesquisa e produção: Lilian Nogueira. Espaço Acesso Livre

De 19 a 27/11 – segunda a sexta, das 8h às 18h
“Africanidade” – Exposição interativa de vídeos, documentos, livros e CD’s – Acervo do Arquivo Municipal e da Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral. Biblioteca
 
FESTIVAL DE FILMES
Cine Humberto Mauro
 
21/11 – SÁBADO
17h – “O contador de histórias” – Drama. Direção: Luiz Villaça. Elenco: Maria Medeiros, Marco Antonio Ribeiro, Teuda Bara. Classificação: 14 anos. Duração: 110 min.
 
22/11 – DOMINGO
15h – “Entre dois amores” – Romance. Direção: Sydney Pollack. Elenco: Meryl Streep, Robert Redford, Klaus Maria Brandauer. Classificação: 16 anos. Duração: 161 min.
 
27/11 – SEXTA-FEIRA
19h – “Quanto vale ou é por quilo?” – Drama. Direção: Sergio Bianchi. Elenco: Leona Cavalli, Caio Blat, Marcelia Cartaxo. Classificação: 14 anos. Duração: 110 min.
Programação dos filmes em cartaz