Boa noite!           Sexta 26/04/2024   18:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Petrópolis recebe Caminhão do Programa Coleta Seletiva Solidária
Petrópolis recebe Caminhão do Programa Coleta Seletiva Solidária

23/10/2015 - 17:31 - A Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento (Comdep), recebeu, na manhã desta quinta-feira (22/10), um caminhão baú do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, do Programa Coleta Seletiva Solidária. O veículo, entregue ao presidente da companhia, Anderson Cruzick (Kaxuxa), durante solenidade realizada no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, irá garantir o aperfeiçoamento e a expansão dos programas de reciclagem do município.

“A cidade foi habilitada pelo Estado depois de cumprir todos os critérios exigidos pela Secretaria Estadual do Ambiente, que incluem estar integrado ao Programa de Coleta Seletiva Solidária (PCSS) com investimentos próprios, possuir programa municipal de coleta seletiva implantado e ter estrutura para realizar a coleta seletiva domiciliar, entre outros”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Atualmente, os bairros Bingen, Mosela, Valparaíso, Morin e Alto da Serra contam com coleta seletiva em dias e horários específicos na semana. Além disso, 37 escolas municipais que fazem a separação de materiais recicláveis também recebem a coleta seletiva. A Comdep atende ainda as associações de moradores, empresas e até mesmo os moradores que queiram doar materiais recicláveis. O telefone para solicitar o recolhimento é 2292-9500. O município também conta com um Centro de Educação Ambiental na entrada da Mosela, que funciona como Ecoponto para a coleta de materiais recicláveis.

“Tudo o que é recolhido pelo município vai para um centro de triagem, que funciona no Carangola, e o material é repassado à Comunidade D’Esperança Sociedade Cooperativa de Reciclagem, Associação Oficina de Jesus e Associação de Catadores de Material Recicláveis de Petrópolis”, explica o presidente da Comdep, Anderson Cruzick .

A Comdep recolhe, em média, cerca de 120 toneladas de recicláveis por mês, entre alumínio, papel, papelão, pet, poli, vidro e material eletrônico. Destes, cerca de 2 toneladas de material são considerados rejeitos (lixo), sendo recolhidos pela empresa responsável pela coleta de lixo e descartados em aterro controlado. A companhia também faz, nos mesmos pontos, o recolhimento de óleo vegetal (que deve ser armazenado em garrafa pet limpa) e de lâmpadas.

Em 2014 foram recolhidos aproximadamente 5,2 mil litros de óleo vegetal e mais de 38 mil lâmpadas. Aos sábados, equipe da Comdep também recolhe, nas borracharias da cidade, pneus velhos. Os pneus são guardados e recolhidos por uma empresa que reaproveita o material. Em 2014 foram recolhidos mais de 13.800 pneus.

Programação dos filmes em cartaz