Boa noite!           Segunda 15/07/2019   19:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Unifop promove evento sobre o enfrentamento da morte dia 27/10 às 19h
Unifop promove evento sobre o enfrentamento da morte dia 27/10 às 19h







Unifop promove evento sobre o enfrentamento da morte
Encontro, que possui entrada gratuita, será realizado na Casa de Cláudio de Souza

23/10/2015 - 15:22 - Não é fácil receber o diagnóstico de uma grave doença, ainda mais quando o paciente precisa conviver com o progresso da enfermidade e com o risco da perda da vida. Foi a dificuldade em lidar com este momento delicado que motivou a Unifop, Cooperativa de Saúde Mental e Reabilitação, a promover a mesa redonda “Sobre a Morte e o Morrer ou Sobre a Vida e o Viver”. O encontro será nesta terça-feira (27), às 19h, na Casa de Cláudio de Souza.

“Nossa experiência em hospitais mostra como as pessoas negam e não aceitam o momento da morte como algo natural. Este processo se torna ainda mais difícil, já que não temos em nossa cultura um preparo para lidar com o adoecimento e o fim da vida. Nosso objetivo é auxiliar no enfrentamento desta situação, mostrando caminhos, possibilidades e ajudando o paciente a achar um sentido para a sua existência, independente das dificuldades”, relata a psicóloga e presidente da Unifop, Jociane Gatto.

O evento vai discutir com a população um modelo de assistência à saúde ainda pouco praticado em nossa sociedade, que vai muito além do formato curativo e ajuda a prevenir e aliviar o sofrimento e os diferentes sintomas do adoecimento, sejam eles físicos, emocionais, sociais ou espirituais. Para isso, serão abordados os cuidados paliativos, definidos pela Organização Mundial de Saúde como um tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares, o trabalho com as perdas e a espiritualidade.

Além da psicóloga Jociane, também participam do encontro as médicas Nathalia Menezes Mathias, que atua na UTI do Hospital Unimed e coordena a comissão de cuidados paliativos da instituição, e Lilian Hennemann, anestesista, especialista em clínica da dor e medicina paliativa e coordenadora do Núcleo de Cuidados Paliativos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Segundo a médica Lilian Henneman, a questão da espiritualidade se difere da religião. “Ela está relacionada ao sentido e significado da vida e do sofrimento. Tem a ver em ajudar a transformar a pergunta “Por que eu?” para “O que posso fazer com isto?”, comenta.

“O foco é abordar a morte como uma realidade presente em nossa vida e que precisa ser enfrentada e não ignorada. Através dos cuidados paliativos, aprendemos a aceitá-la de forma natural e tomamos consciência de que precisamos aproveitar todos os momentos, até que a hora inevitável chegue”, explica a médica Nathalia. A mesa redonda possui entrada gratuita e é aberta ao público. As vagas são limitadas.

SERVIÇO:
 
Sobre a Morte e o Morrer ou Sobre a Vida e o Viver
 
Local: Casa de Cláudio de Souza
Endereço: Praça da Liberdade, 247
Data: 27/10
Horário: 19h
Contato Unifop: (24) 2246-3352
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis, RJ

Programação dos filmes em cartaz