Boa noite!           Sábado 21/09/2019   18:38
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Documentário “Mar, Mangal, Marajó” é lançado na Casa de Cláudio de Souza
Documentário “Mar, Mangal, Marajó” é lançado na Casa de Cláudio de Souza




19/10/2015 - 15:09 - Nos próximos dias 29 de outubro e 05 de novembro, às 19h30, a Casa de Cláudio de Souza será palco para o lançamento do documentário “Mar, Mangal, Marajó”, de Ricardo Braun. Na ocasião, também haverá palestra sobre a expedição feita durante a gravação do filme. O evento será gratuito e aberto ao público.

Sob direção de Ricardo Braun, a obra busca retratar imagens da faixa mais protegida de mangal (manguezal) do mundo, sob influência da foz do rio Amazonas (porção oeste e norte da ilha) e do rio Tocantins (porção leste da ilha) mostrando o modo de vida das comunidades de pescadores, caranguejeiros, camaroeiros, turunzeiros, artistas e artesãos da RESEXMAR Soure e adjacências além dos cidadãos que vivem do extrativismo. “Os sons locais podem ser sentidos e ouvidos em cada momento do filme trazendo a comunidade em questão para mais perto do espectador”, relata Braun.

Este novo documentário traz parceria com a Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de Soure, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e foi produzido durante a “Expedição Marajó de Filmagem e Fotografia”, na RESEXMAR na Ilha de Marajó, no Estado do Pará, em setembro de 2014.

“Mar, Mangal, Marajó” faz parte da série “Trilogia Amazônica”, realizada pelo diretor seguindo a linha dos documentários anteriores, como “Cazumbá, Imagens e Sons da Amazônia”, feito em 2012 e 2013, na Reserva Extrativista (RESEX) Cazumbá - Iracema no Estado do Acre, e, o mais recente, documentário sobre o Monte Roraima, “Geo 2 Bi Roraima Tepui”, rodado no Parque Nacional Canaima na Venezuela e no Parque Nacional do Monte Roraima no Brasil entre 2013 e 2014.

O DIRETOR – Ricardo Braun é biólogo e documentarista e trabalha com questões relacionadas ao meio ambiente há mais de 30 anos. Estudou na Escola de  Belas Artes da UFRJ e fez treinamento em filmagem e edição na Alemanha e Suíça. Participou de diversas expedições de estudos e filmagens na Amazônia, África e Escócia. Atualmente, é professor de pós-graduação em instituições acadêmicas como a UFOP FASE, UCB e INBEC / UNICID. Coordena o projeto ‘Olhar da Natureza’, sobre filmagem educativa de ecossistemas e ambientes nativos.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722
E-mail: mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.
 

Programação dos filmes em cartaz