Boa noite!           Sábado 20/07/2019   19:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Casa de Claudio de Souza recebe Palestra do Projeto Arte Garagem
Casa de Claudio de Souza recebe Palestra do Projeto Arte Garagem


21/10/2015 - 12:10 - Na próxima sexta-feira, dia 23 outubro, às 18 horas, a Casa de Cláudio de Souza receberá a palestra “Trajetória de projetos de arte contemporânea em pequenos centros – Relação Arte X Cidade". O evento, que faz parte da programação dos 10 anos do Projeto Arte Garagem, será gratuito e aberto ao público.

Ministrada pelo artista pesquisador Nelson Ricardo, a palestra visa debater projetos culturais nas pequenas cidades e como eles são capazes de alterar os modos de produção e difusão da arte. Segundo Nelson, o objetivo é discutir as modificações que aconteceram na produção e veiculação da arte a partir do surgimento de novos pólos culturais e de que maneira isso afeta a relação entre arte, cidade, artista, público e obra. 

O PALESTRANTE - Nelson Ricardo é artista pesquisador, Doutor em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com estágio CAPES, junto à Universitat de Barcelona. Possui Mestrado em Processos Artísticos Contemporâneos e é Especialista em Teoria da Arte pelo Instituto de Artes da UERJ. Como artista desenvolve pesquisa acerca dos movimentos de imprecisão presentes na construção e análise de significativa parcela da produção de arte contemporânea.

O PROJETO – O Arte Garagem teve início em 2005 através da iniciativa dos petropolitanos Rosa Damasceno Paranhos e Claudio Partes, que decidiram unir forças
para tornar real um ambiente de experimentação artística. A palavra “garagem” faz referência ao mecanismo do trabalho, que tem como objetivo reunir artistas com
linguagem contemporânea residentes na cidade e convidados, na ocupação de espaços alternativos como via de acesso para aproximação com o público. 

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS:

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722
E-mail: mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Programação dos filmes em cartaz