Boa noite!           Sexta 21/02/2020   22:23
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Ação Sensibiliza Moradores de Secretário para Perigos das Queimadas
Ação Sensibiliza Moradores de Secretário para Perigos das Queimadas

29/09/2015 - 18:01 - A Prefeitura uniu forças com a ONG Projeto Água, na manhã de domingo (27/9), para uma campanha de sensibilização na praça de Secretário, em Pedro do Rio, sobre os perigos das queimadas. Integrantes da ONG e agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discursaram sobre os riscos que os incêndios florestais representam para a população. Em seguida, o grupo distribuiu aos moradores cartilhas produzidas pela Prefeitura sobre queimadas e mudas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. No evento, ainda houve a apresentação da banda marcial da Escola Municipal Dr. Barros Franco.

“A Defesa Civil vem buscando cada vez mais ampliar as parcerias com outros órgãos para fortalecer a prevenção de deslizamentos, inundações e queimadas em Petrópolis. Quando recebemos o convite da ONG Projeto Água, fizemos questão de participar, para aproveitar essa oportunidade em difundir entre os moradores os riscos que as queimadas trazem à população”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.

“É importante que os moradores saibam que não se deve limpar terrenos com a prática da queimada ou colocar fogo no lixo. Além de ser crime ambiental, é muito fácil perder o controle do fogo neste período de poucas chuvas. Então, com essa prática, o autor pode acabar gerando um incêndio florestal de grandes proporções”, disse o diretor operacional da Defesa Civil, Ramon Camilo.

A diretora de comunicação da ONG Projeto Água, Sylvia Firmeza, elogiou a integração entre os órgãos na ação de sensibilização. “O nosso papel como ONG é dar o empurrão inicial, e vimos hoje aqui que existe o interesse da população. Secretário é uma região que merece ser cuidada. Tivemos o apoio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e dos comerciantes, que nos ajudaram a divulgar o evento”, disse Sylvia.

O arquiteto Ricardo Milgram, morador de Secretário, elogiou a ação de sensibilização. Ao passar na praça, recebeu de um agente da Defesa Civil uma cartilha e pediu mais para entregar no condomínio onde mora. “Acho que tem que fazer sempre. Botar a criançada para ter uma noção disso tudo, porque é o nosso futuro. E na zona rural, infelizmente, ainda tem muito a cultura da queimada para limpar terreno”, disse Ricardo.

A cartilha sobre queimadas está disponível no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Programação dos filmes em cartaz