Boa tarde!           Sexta 28/02/2020   15:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Reflorestamento de Mata Atlântica no Vale do Cuiabá (Petrópolis)
Reflorestamento de Mata Atlântica no Vale do Cuiabá (Petrópolis)

No Dia da Árvore, estudantes plantam Mata Atlântica no Vale do Cuiabá. Inea reúne moradores num mutirão de reflorestamento do Projeto Rios da Serra 
 
Quando: segunda-feira (21/9/2015); das 8h às 16h
Local: Sítio do Rumo, na Estrada Ministro Salgado Filho, s/n, na Boa Esperança (Vale do Cuiabá, Itaipava; vizinho à Escola Municipal Dr. Theodoro Machado)
 
17/09/2015 - 13:09 - Numa grande ação de educação ambiental ao ar livre, na próxima segunda-feira (21/09), em comemoração ao Dia da Árvore, cerca de duzentos alunos da Escola Municipal Dr. Theodoro Machado, em Petrópolis, na Região Serrana, irão plantar trezentas mudas de Mata Atlântica em áreas desmatadas no Vale do Cuiabá.

O mutirão faz parte da agenda de trabalho social e ambiental do Projeto "Rios da Serra", do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que promove obras de recuperação ambiental em áreas do entorno dos rios impactados pelas chuvas de 2011.

A direção da escola adotou a proposta, e, com o apoio de especialistas do Inea e do Viva Rio Socioambiental, abriu espaço para esta importante lição prática de educação ambiental, oferecida não só aos estudantes, como também aos professores e toda a equipe.

O espaço contará com várias tendas, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer e entender um pouco mais sobre o meio ambiente. Os alunos poderão aprender a identificar as espécies a serem plantadas com orientações práticas desenvolvidas para o plantio das mudas de árvores de Mata Atlântica.

E como o assunto é a proteção do meio ambiente, especialistas da Reserva Biológica de Araras também darão noções de prevenção e combate a incêndios florestais. Os estudantes terão, ainda, atividades lúdicas, como pinturas, e poderão retratar temas ligados à natureza, em especial à preservação dos rios.

Idealizado por moradores do Vale do Cuiabá que participam de reuniões permanentes de lideranças comunitárias, empresariais e do poder público, em prol de ações sustentáveis na região, o mutirão de reflorestamento é parte da agenda ambiental que o Inea irá promover, ao longo da semana, em homenagem ao Dia da Árvore.

Preocupados com a crescente escassez de água no Distrito de Itaipava e arredores, proprietários de terras da região também aderiram ao movimento. Fernando Cunha, por exemplo, dono de um sítio, na região da Boa Esperança, ofereceu parte do seu terreno para o replantio de novas mudas. Trezentas delas foram ofertadas pelo Inea.

O mutirão do Dia da Árvore será o primeiro de uma série de ações de plantio de Mata Atlântica a serem promovidas, na Região Serrana, pelo Projeto Rios da Serra.

Programação dos filmes em cartaz