Boa noite!           Quarta 01/05/2024   21:16
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Em setembro a Biblioteca Rocambole comemora a 9 ª Primavera dos Museus
Em setembro a Biblioteca Rocambole comemora a 9 ª Primavera dos Museus

Setembro de 2015 - Em setembro, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) terá leituras animadas para o público infantil. Com a chegada da primavera, com o Dia da Árvore e com a comemoração da 9ª Primavera dos Museus, a programação promete ser variada, estimulando a criançada a explorar o maravilhoso mundo da leitura através de oficinas criativas e histórias de tirar o fôlego. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

Nos dias 8 e 9 de setembro, das 14h30min às 15h30min, a hora do conto será do livro “O Caracol”, de Mary França e Eliardo França. Em seguida, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Destinada para crianças de 2 a 4 anos, a obra fala de um caracol que está chateado por não possuir as habilidades dos outros animais. Ele não voa como a joaninha, não canta como a cigarra e nem corre como a formiga. No entanto, ele carrega algo que ninguém imagina. O que será? Qual a utilidade?

Os autores Mary e Eliardo França, são de Santos Dumont, Minas Gerais. Escritores de diversas obras de sucesso, fazem parte de um grupo que mudou o cenário de livros infantis na década de 70. Um de seus maiores sucessos, a coleção Gato e Rato, ganhou o Prêmio Ofélia Fontes 1978.

No dia 10, das 14h30min às 15h30min, em homenagem a chegada da primavera a contação falará sobre o livro “Rosa Formosa”, de Andrea Viviana Taubman.
Posteriormente será oferecida oficina criativa.

Indicado para crianças de 5 a 7 anos de idade, a obra começa como quase todas as histórias, “Era uma vez...”, mas com um detalhe: essa história não aconteceu em “um reino muito distante” e sim logo ali, no jardim vizinho. Fala sobre uma flor-menina, que vivia nesse jardim. O nome dela era Rosa Formosa.

A autora do livro, Andrea Viviana Taubman, nasceu e viveu na Argentina até os sete anos de idade. Quando veio para o Brasil acompanhando seus pais, a leitura se
tornou um hábito diário em sua casa. As conversas giravam em torno dos autores da época. O desejo de pertencer a esse mundo contribuiu para, muito tempo depois, levá-la a abraçar a carreira de escritora.

Para homenagear o Dia da Árvore, nos dias 15 e 16, das 14h30min às 15h30min, será contada a história “Mangas e bananas”, de Nathan Kumar Scott, seguida da
exploração de livros, jogos e fantoches na Biblioteca Rocambole.

Proposto para crianças de 5 a 7 anos, o livro fala sobre a aventura de cervo-rato Kanchil e seu melhor amigo, o macaco Monyet, que decidem plantar uma mangueira e uma bananeira para matar a fome, já que estavam cansados de procurar alimentos na floresta. Quando as frutas amadurecem, por não saber subir em árvores, Kanchil pede ajuda ao seu amigo Monyet, que em vez de ajudá-lo começa a comer tudo sozinho, traindo o amigo. O que será que Kanchil irá fazer?

Nathan Kumar Scott foi criado na Índia, mas seus pais são norte-americanos. Ele já trabalhou como diretor e autor de teatro, designer e contador de histórias, sempre mesclando culturas.

Homenageando mais uma vez a nossa primavera, no dia 17 de setembro, das 14h30min às 15h30min, será apresentado o livro “A Horta de Ethel”, de Celso Sisto. Em seguida terá oficina criativa.

Indicado para crianças de 4 a 6 anos, a obra aborda o lado mágico dos livros infantis. Nessa história especificamente esse aspecto é percebido através de Ethel, uma senhora simpática, dona de uma horta encantada. Tudo é diferente e fascinante, permitindo inclusive que Ethel apareça e desapareça sem qualquer motivo para isso.

O autor, Celso Sisto, não só escreve, mas ilustra e conta histórias pelo grupo Morandubetá (RJ). Além disso, Celso é ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil. Possui 60 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994), ilustrador revelação (FNLIJ, 1999), melhor livro infantil (Açorianos, 2011) e livro do ano (Açorianos, 2011).

Para comemorar a 9ª Primavera dos Museus, cujo tema esse ano é Museus e Memórias Indígenas, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, das 14h30min às 15h30min, teremos uma programação especial abordando o assunto.

No dia 22 a contação será “Histórias Encantadas Indígenas” de Ingrid B. Bellinghausen. Posteriormente, será proposta exploração de livros, jogos e fantoches.
Para crianças de 4 a 7 anos, o livro resgata algumas explicações do universo indígena que se originaram por narrativas orais, e que foram transmitidas no decorrer do tempo. A leitura é leve e as ilustrações por sua vez, detalhadas e coloridas, seguindo o padrão dos desenhos indígenas.

A autora Ingrid Ingrid Biesemeyer Bellinghausen é de São Paulo. Tem formação em Artes plásticas e pós-graduação em História da Arte. Escreveu diversos livros infantis, entre eles a coleção O mundinho.

Já no dia 23 de setembro, Os pequenos leitores de 3 a 5 anos, poderão conferir a história “Diacuí” de Denise Helena. Em seguida será realizada exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Diacuí é uma bela indiazinha, meiga e simpática que todos admiravam. Apesar de tudo, ela só queria saber da cidade. Não se importava mais com o campo e vivia triste.

Um dia a pequena índia recebeu a visita de um menino da cidade, que fez com que ela acreditasse que a vida onde ele morava era realmente melhor que no campo. Por causa disso, um dia bem cedinho Diacuí foi para a cidade. O que será que aconteceu com a indiazinha? Será que ela voltará para o campo?

Denise Helena é desenhista desde que nasceu. Sonhadora, se transformou em escritora infantil e artista plástica já que sempre gostou de pintar. No dia 24 o livro explorado será “Como nasceram as estrelas”, de Clarice Lispector. Posteriormente haverá oficina criativa fazendo alusão ao tema.

Para crianças de 7 a 10 anos de idade, o livro dialoga com o pequeno leitor de igual para igual. A autora conta lendas e histórias de personagens do folclore brasileiro, como o Curupira e o Saci-Pererê, Para cada mês do ano é apresentada uma lenda ou conto que retrata a cultura brasileira. A história que dá nome ao título do livro conta como, em uma aldeia, travessos curumins deram origem a gordas estrelas brilhantes.

Clarice Lispector foi uma premiada escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira .Declarava sua brasilidade por se considerar pernambucana .

Autora de diversos romances, contos e ensaios , foi considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples, tramas psicológicas e personagens do dia a dia.

Para finalizar a contação de historias do mês de setembro teremos o livro “O Pote Vazio” de Demi. Em seguida será realizada exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Para pequenos leitores com faixa etária entre 5 e 7 anos, o livro apresenta a história de um imperador que procurava um sucessor. Por adorar flores, resolveu
entregar a cada criança do reino uma semente para que cultivassem a mais bela flor.

Aquele que conseguisse tal proeza ganharia o trono. Para a surpresa do menino Ping, que também era um apaixonado por flores a sua não brotou. O que terá acontecido?

Demi nasceu em Cambridge, Massachusetts. É ilustradora e autora de mais de 300 livros infantis, incluindo biografias de Jesus, Buda e Dalai Lama, bem como lendas populares como O Pote Vazio e Liang e o Pincel Mágico. Recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho, entre eles o Prêmio Christopher, que reconhece indivíduos cujo trabalho faz uma diferença positiva no mundo, e o Prêmio Livro do Oriente Médio.

SERVIÇOS:

Biblioteca Rocambole

Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312

Agendamento para grupos escolares: (24) 2233-0345 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

 
Local: Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

Programação dos filmes em cartaz