Boa noite!           Sábado 21/09/2019   19:05
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Festival de Poesia abre Espaço para participação que será até dia 05 de Agosto
Festival de Poesia abre Espaço para participação que será até dia 05 de Agosto
21/07/2015 - 17:46 - A festa da cultura japonesa vai, em breve, polarizar novamente as atenções na cidade. O Bunka-Sai, promovido pela Associação Nikkei em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, será realizado em dois locais – Palácio de Cristal e Casa de Cláudio de Souza – com atrações pontuais em outros espaços. A abertura será no dia 6 de agosto, mas uma das atrações que compõem a programação já teve início: estão abertas as inscrições para o 3º Festival de Haicai de Petrópolis. O festival, que enfoca um tipo de composição poética específica surgida no Japão no século XVII, é realizado através da parceria entre as duas instituições e mais duas outras, ligadas às letras: a Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni e a Academia Petropolitana de Educação.

Organizado e coordenado por Catarina Maul, presidente das duas academias, o Festival de Haicai abriga quatro categorias de participantes, que concorrem a troféus. Os cinco finalistas de cada uma irão se apresentar durante o Bunka-Sai, na final que acontecerá no dia 12 de agosto, às 18h30, na Casa de Cláudio de Souza. Esta é uma das várias artes nipônicas que estarão sendo mostradas, ensinadas e compartilhadas na programação cultural da festa.
 
“A cultura japonesa tem uma diversidade que provoca a curiosidade e a vontade de experimentar”, destaca a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Thaís Ferreira, para quem  a oportunidade de conhecer as expressões dessa cultura milenar é um ponto importante da festa.“Temos tentado dar esse tom ao Bunka-Sai e promover oficinas, atividades, apresentações e outras trocas culturais que estimulem o intercâmbio.”

O Festival de Haicai

O poema tradicional japonês – o haicai – criado por Matsuo Bashô, nascido em 1644, tem características especiais que fazem dele um desafio interessante para os poetas ocidentais, sejam  experientes ou iniciantes. Extremamente sintético e sem título, o haicai é composto por apenas três versos, estruturados com rigor: o primeiro deverá ter apenas cinco sílabas, o segundo sete e o terceiro novamente cinco, somando 17 sílabas no total. Não há preocupação com rimas, elas são dispensáveis, mas o tema é claramente delimitado, girando em torno da contemplação da natureza (excluindo-se tragédias naturais). Um dos versos deve fazer alusão a algo relativo às estações do ano.

Quem quiser participar deverá fazer sua inscrição até o dia 5 de agosto. Pessoalmente, na Casa da Educação Visconde de Mauá (Rua Barão do Rio Branco nº 3 – Centro Histórico), aos cuidados da professora Catarina Maul, ou pelo e-mail concursosliterariospetropolis@gmail.com.  As categorias de participação são: Infantil (até 11 anos); Juvenil (12 a 18 anos); Adulto; e Adulto Outras Cidades. Cada participante pode apresentar até três haicais.

Mais informações podem ser obtidas no ato da inscrição.
 
Programação dos filmes em cartaz