Boa tarde!           Sexta 22/10/2021   17:25
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > 18 Anos da Serenata Imperial
18 Anos da Serenata Imperial
Apresentação com direito a bolo de aniversário
 
26/05/2015 - 16:55 - Apreciada pelos amantes das belas canções do nosso cancioneiro popular, a Serenata Imperial atinge este ano a maioridade, com direito a bolo de aniversário e muita cantoria. É a edição desta semana que acontece no dia 28 de maio, às 20h, com entrada franca, no Palácio de Cristal, para comemorar os 18 anos de uma trajetória bem sucedida e consolidada. O grupo Acadêmicos da Seresta, de Matias Barbosa/MG fará uma participação especial na apresentação. A Serenata Imperial é um projeto realizado pela Prefeitura de Petrópolis por meio da Fundação de Cultura e Turismo, sob a coordenação de Odi Flávio e Vera Simas desde 2005.

A comemoração dos 18 anos vai receber na platéia, além dos petropolitanos, visitantes de Caxias e Niterói. No repertório destacam-se “Rosa de maio” de Custódio Mesquita e Ewaldo Ruy; “Última Inspiração” de Peter Pan; “Samba em Prelúdio” de Baden Powell e Vinícius de Moraes; “Por causa de você” de Tom Jobim e Dolores Duran; “As rosas não falam” de Cartola e muito mais. Um banner com fotos dos grupos de anos anteriores será exposto durante a apresentação, podendo os antigos integrantes matar as saudades.

A Serenata Imperial foi criada em 1997 e coordenada por Wilson Fagundes até 2004. Inicialmente se apresentava em diversos locais públicos da cidade, até que se fixou no Palácio de Cristal toda última quinta-feira do mês, às 20h, sempre com entrada gratuita.

Com 20 integrantes entre cantores e instrumentistas, o grupo da Serenata Imperial se apresenta ainda em eventos públicos e particulares em Petrópolis, bem como já fez sua seresta em Três Rios, Teresópolis, Nova Friburgo, Rezende e em São Paulo. Nas apresentações mensais em Petrópolis, o público é recepcionado com um livreto contendo as letras de todas as músicas que serão executadas naquela apresentação, permitindo uma participação total da platéia. Edições especiais nos meses de Carnaval e Natal também compõem a agenda do grupo.

“Ao longo dos anos fomos desenvolvendo uma comunicação maior com a platéia e hoje fazemos uma bela interação com o público, promovendo maior animação das apresentações. Fazemos um repertório com canções animadas e um andamento mais aquecido” –conta Odi Flávio Simas. Entre os integrantes da Serenata, em sua maioria gente madura, está o jovem Laio Simas, hoje com 21 anos de idade, mas que desde os 6 anos toca cavaquinho no grupo. O Projeto Serenata Imperial integra o mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro na categoria destaques e em 2013 recebeu indicação ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, na categoria Especial, por sua trajetória.      
           
Para quem quiser ir aos ensaios e possivelmente entrar para o grupo, eles acontecem no Centro de Cultura Raul de Leoni, na praça Visconde de Mauá, 305, Centro, tel: 2233-1202 e para as apresentações o Palácio de Cristal fica na rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro. Mais informações pelo Disque Turismo: 0800 024 1516.
 
Programação dos filmes em cartaz