Bom dia!           Terça 04/08/2020   11:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esporte e Lazer > Corrida do Trabalhador reúne quase 2 mil Pessoas
Corrida do Trabalhador reúne quase 2 mil Pessoas
Evento marcou início das ações de Petrópolis no movimento Maio Amarelo, por um trânsito mais seguro

02/05/2015 - 09:10 - A Prefeitura de Petrópolis abriu as comemorações pelo dia do trabalhador, nesta sexta-feira (1º de maio), levando mais de 2 mil pessoas às ruas da cidade para a tradicional Corrida do Trabalhador. O evento, que teve como ponto de partida o Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura, teve início às 8h, com as primeiras ações do município dentro do movimento Maio Amarelo, de luta por um trânsito mais seguro. A Prefeitura já programou uma série de atividades ao longo do mês, em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e o Observatório Nacional de Segurança Viária, para mobilizar a população para a iniciativa, que vem ganhando cada vez mais apoiadores em todo o mundo.
 
Já na largada para o percurso de 5,3 quilômetros pelo Centro da cidade era possível perceber o tamanho da mobilização. Todos os inscritos na corrida receberam kits com as camisas amarelas, em alusão ao movimento Maio Amarelo. As peças traziam, ainda, o laço que é símbolo do trabalho. “Estamos dando hoje o pontapé inicial ao nosso movimento. É essencial mobilizar a sociedade para esse tema, que alcança todos nós. É importante conscientizar as pessoas sobre a importância de cada um, sobre o papel de cada um, neste processo. É preciso a união de todos – pedestres, motoristas, ciclistas, e outros – para que tenhamos o resultado que desejamos: uma cidade com um trânsito de fato mais seguro. Estamos ao lado da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que tem como presidente o deputado Hugo Leal, nessa luta”, lembrou o prefeito Rubens Bomtempo, que participou da corrida ao lado da mulher, a secretária Chefe de Gabinete Luciane Bomtempo.
 
Ele alertou que a violência do trânsito tem impacto direto na rede pública de saúde, que absorve a maior parte das vítimas de politraumatismo em consequência de acidentes. “Esta é uma demanda que pode ser reduzida. Vamos trabalhar para isso”, disse, sugerindo a adoção de hábitos cada vez mais saudáveis. “Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a saúde. Vemos isso nos eventos, nas corridas de rua. O trânsito também é uma questão de saúde, então esperamos que as pessoas realmente participem do movimento, não apenas adotando práticas seguras no trânsito como também adotando hábitos mais saudáveis. Eu já estou engajado nesta campanha e estou literalmente correndo atrás, buscando uma melhor qualidade de vida”, destacou.
 
Cidade já tem calendário de corridas de rua

O estímulo à prática esportiva na cidade, em especial às corridas de rua, chamou a atenção de gente inclusive de fora da cidade. O professor de patinação Rogério Medziukevicius, que é de Santos (SP) e está na cidade para o Campeonato Brasileiro Interclubes de Patinação Artística, vestiu a camisa amarela e participou da corrida a convite do secretário de Esportes e Lazer, Renato Freixiela. “Estou muito surpreso com tudo o que vi aqui A cidade é linda e tudo, aqui, é muito vivo, muito intenso. Olha quanta gente veio participar da corrida. É fantástico”, elogiou.
 
Prestes a completar 80 anos, Claudionor Xavier, também marcou presença e saiu da Corrida do Trabalhador com uma medalha. Presença certa em todos os eventos, ele disse esperar que sua participação sirva de estímulo a outras pessoas. “Petrópolis está vivendo um momento maravilhoso para ao esporte, em especial para a corrida de rua. Essa atividade representa vida, saúde. Fico muito feliz vendo que a cada evento a participação das crianças aumenta. Eles estão criando novos hábitos, vendo a importância de praticar uma atividade física. Terão, sem dúvida, uma vida muito mais saudável”, enfatizou, resumindo os efeitos que a prática têm no seu dia a dia. “Não tenho problemas de saúde. Uma vez por ano, vou ao cardiologista, mas ele sempre fica me olhando e diz que está tudo ótimo”, finalizou, aos risos.
Programação dos filmes em cartaz