Boa tarde!           Sbado 25/06/2022   17:19
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Teatro > SESI Cultural apresenta peça infantil baseada em obra de Oscar Wilde
SESI Cultural apresenta peça infantil baseada em obra de Oscar Wilde
Espetáculo para crianças "O Gigante Egoísta" será encenada no Theatro D. Pedro no dia 6 de maio às 15h.
 
02/05/2015 - 10:42 - Inspirado no conto de Oscar Wilde, o espetáculo infantil "O Gigante Egoísta" será apresentado em Petrópolis no Theatro D. Pedro, no dia 6 de maio às 15h. A obra adaptada pela Artesanal Cia. de Teatro chega à cidade através do Sistema FIRJAN pelo SESI Cultural. Os ingressos já estão à venda na bilheteria e custam R$ 10.
 
Com a ajuda de bonecos, máscaras, sombras e outras técnicas, os atores encenam um dos poucos textos de Oscar Wilde dedicados ao universo dos pequenos. Publicado no livro “O Príncipe Feliz e Outras Histórias” (1888), este era uma dos contos preferidos do escritor inglês, que costumava contar para seus dois filhos – para quem o livro é dedicado.
 
A adaptação dirigida por Henrique Gonçalves e Gustavo Bicalho (que também assina o texto) vem aprofundar a pesquisa narrativa que a Artesanal Cia. de Teatro - também produtora da peça de sucesso “O Homem que amava caixas” - vem desenvolvendo com uso de teatro de animação, neste caso mais especificamente bonecos de manipulação e máscaras teatrais. E vale-se do lirismo de Wilde para construir belas imagens plenas de poesia e ludicidade.
 
O conto, que é uma crítica ao individualismo humano e da sociedade vitoriana da época, é também uma reflexão sobre o passar do tempo e sobre a natureza cíclica de todas as coisas.
 
Na história, depois de passar sete anos na casa de seu amigo Ogro, o Gigante descobre que crianças invadiram seu palacete para brincar no jardim. Ele expulsa as crianças de sua propriedade e constrói um muro que a separa do resto da cidade. Isolado e sozinho, o Gigante percebe que o inverno se hospedou definitivamente em sua casa e que a primavera se recusa a voltar ao seu jardim, agora eternamente coberto pelo gelo e pela neve. Porém, a chegada de um menino que resolve brincar no jardim, apesar da sua proibição, traz de volta a primavera e faz com que o Gigante reconheça o quanto tinha sido egoísta.
 
O espetáculo foi ganhador do prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil em 2013 – além de ser eleito Melhor Espetáculo, conquistou o prêmio nas categorias Melhor Ator e Melhor Figurino.
 
SERVIÇO:

Espetáculo infantil “O Gigante Egoísta”

Data: 06 de maio de 2015
Local: Theatro D. Pedro (Praça dos Expedicionários, s/nº, Centro de Petrópolis)
Horário: 15h
Ingressos: R$ 10,00
Informações: (24) 2244-3205
 
 
Mais informações:

Carlos Felipe de Araújo
Sistema FIRJAN - Assessoria de Imprensa
Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana
(24) 2237-3136 / (24) 2237-8635 / (24) 2246-0299 / (24) 98802-5221
assim.pet@firjan.org.br

 
Programação dos filmes em cartaz