Bom dia!           Quinta 25/04/2024   11:17
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Evento gratuito dia 18/04 alerta sobre doenças graves provocadas pelo tártaro nos animais
Evento gratuito dia 18/04 alerta sobre doenças graves provocadas pelo tártaro nos animais
Feira de adoção e bazar beneficente também são atrações. No sábado, 18 de abril, será realizado o “Saúde Pet”, de 9h às 16h, na Pet Amado Petrópolis, Rua Mosela, 965.  O evento contará com avaliações  bucais gratuitas em cães e gatos, além de feira de adoção com muitos animais a procura de um novo lar e bazar beneficente com o grupo "Guardião dos Anjos".

13/04/2015 - 14:11 - Não há nada melhor do que ter o bichinho de estimação bem próximo. Assim como nos humanos, os cães e gatos costumam usar o focinho para demonstrar carinho pelo dono com lambidas ou massagens com a cabeça. Para preservar este contato, mantendo a saúde da família e do animal, é importante ficar atento a problemas dentários do peludo.

“Diferentemente do que muitas pessoas possam imaginar, cães e gatos não apresentam cáries, mas sim uma formação de placas de tártaro, composta pelas bactérias da flora bucal, com aderência amarronzada ou esverdeada aos dentes”, explica Nathália Ludolff, organizadora do evento.

A predisposição depende da idade, dieta e resposta imunológica do animal. O acúmulo leva ao comprometimento das gengivas que se tornam avermelhadas e inchadas, podendo sangrar ao toque. Os casos mais graves provocam mau hálito, facilmente percebido pelo proprietário,  além de infecções com pus, tornando a raiz do dente aparente,  propiciando a retração ou crescimento desordenado da gengiva.

Segundo a médica veterinária Renata Castro, dependendo do estágio da doença, o animal pode sentir dor, deixar de comer, roer ossos, brincar e ficar com o temperamento deprimido. Entretanto, o maior perigo são os problemas posteriores, pois o tártaro pode facilitar o acesso das bactérias ao coração, rins, fígado e articulações, gerando uma grande inflamação no organismo.

“Por isso, é fundamental o acompanhamento oral do bichinho. Quanto mais tempo o peludo ficar com as placas na boca, mais bactérias bombardearão os órgãos internos”, acrescenta Renata.

A prevenção para o problema é escovar os dentes do animal com escova macia e pasta canina, pelo menos três vezes por semana, mas se as formações mais sólidas já estiverem instaladas, a limpeza do tártaro precisa ser feita por médico veterinário, com apoio de anestesia. Após o procedimento, a prática da escovação é fundamental para que o problema não retorne.

Evento – Além da conscientização sobre a saúde dos bichinhos de estimação, com avaliações bucais gratuitas, lanches e sorteios de brindes, quem quiser adotar um novo amigo ou colaborar com a causa animal também terá oportunidade no dia 18. O grupo “Guardião dos Anjos” contará com um  espaço no local,  onde cães e gatos, adultos e filhotes, ficarão disponíveis para doação. O projeto também montará um bazar com produtos novos ou seminovos que ficarão à venda. A renda é totalmente revertida para os cuidados com os animais que estão sob a responsabilidade do grupo em hospedagens e lares temporários.

 
SERVIÇO:

Saúde Pet – avaliações orais gratuitas, feira de adoção e bazar beneficente
Sábado (18/04) – 9h às 16h
Pet Amado Petrópolis
Rua Mosela, 965
 
Programação dos filmes em cartaz