Boa tarde!           Sábado 15/08/2020   17:07
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Bandas Marciais > Som da Gaita de Fole embalou Petrópolis no fim de semana
Som da Gaita de Fole embalou Petrópolis no fim de semana
17/03/2015 - 16:22 - No último sábado, o Rio Piping Hot, um projeto de idealização de músicos brasileiros especializados em canções tradicional escocesa, reuniu mais de 60 músicos, no Palácio Rio Negro, em Petrópolis – RJ. O evento serviu como uma preparação para o 6º Encontro Sul Americano de Bandas de Gaitas-de-Foles Escocesas - G6, que acontecerá no dia 17 de outubro em São Paulo.

A iniciativa contou com a presença da Brasil Caledonia Pipe Band, além da Banda Marcial Wolney Aguiar, Banda Marcial do Corpo dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, Brasil Piper Sound e Banda Vieira Brum. As atividades e os workshops foram ministrados pelos irmãos Cristiano e Marcos Bicudo, com a participação do convidado renomado, o gaiteiro canadense Ken Eller.

"O objetivo deste encontro é conectar e promover uma interação entre os músicos deste segmento e também aprimorar a técnica tradicional de tocar o instrumento para o G6 deste ano", disse Cristiano Bicudo, que fez parte da organização do evento.

Pela primeira vez no Brasil, o G6, marcado para outubro, pretende reunir bandas do gênero da Argentina, Chile e Uruguai, além de solistas de outros países, em um grande encontro musical, com apresentações, competições e outras atividades.

No encontro deste sábado, na parte da manhã, os músicos foram divididos em gaiteiros e percussionistas. No auditório, Cristiano, gaiteiro há 30 anos, instruiu os participantes juntamente com o solista Ken Eller. Lá foram feitas as afinações dos instrumentos, resolvidos problemas estruturais e ainda a checagem do repertório do 'massed bands' em practice chanters.

"Estou impressionado com o número de pessoas que estão aqui. No Canadá, há um tempo atrás, fizemos esse tipo de conexão com a Escócia para aprimorar e aprender mais sobre a gaita-de-foles. É sempre muito produtivo", disse Ken Eller.

Já em outra sala, os percursionistas foram acompanhados pelo instrutor Marcos Bicudo, que fez verificações estruturais básicas e de tambores. A percussão também realizou ensaio do repertório de "massed bands" com baquetas e pads.

Na parte da tarde, depois de todos os instrumentos devidamente afinados e o repertório harmonizado, o grupo fez uma belíssima apresentação no jardim do Palácio Rio Negro, que encantou a plateia presente.

A banda Brasil Caledonia Pipe Band foi a primeira a marcar presença. Em seguida Ken Eller, além de tocar um lindo solo, respondeu perguntas do público. Logo após, Cristiano e Marco fizeram as afinações finais e deram as instruções de marcha para todas as bandas, até fazerem uma apresentação harmonizada com todos os instrumentistas juntos.

Para encerrar a festa, as bandas marcharam do Palácio Rio Negro, na Avenida Koeler, em direção a Praça da Liberdade, chamando a atenção e despertando a curiosidade de petropolitanos e turistas. Para encerrar com chave de ouro, na praça, aconteceu um verdadeiro show com as bandas participantes do Piping Hot, que interpretaram e exibiram um  repertório de músicas nacionais e internacionais.

Programação dos filmes em cartaz