Bom dia!           Domingo 28/04/2024   09:37
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > HAC realiza Cirurgias de Reconstrução da Mama
HAC realiza Cirurgias de Reconstrução da Mama
29/01/2015 - 17:33 - O diagnóstico de câncer de mama causa grande transtorno emocional às pacientes e a cirurgia de reconstrução mamária é um mecanismo importante para elevar a autoestima e proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas mulheres. Em Petrópolis, o procedimento é realizado pela Prefeitura no Hospital Alcides Carneiro (HAC). Em conjunto com a equipe de mastologistas da unidade, as cirurgias estão sendo realizadas com sucesso e ajudando as pacientes a resgatar esse importante símbolo da feminilidade.

“A reconstrução mamária faz parte do tratamento de câncer e atualmente, em conjunto com a equipe de mastologia, já estamos conseguindo realizar os procedimentos de grande porte. Estamos avançando nesta questão, reestruturando esse serviço para conseguirmos atender a demanda”, disse o cirurgião plástico, Sérgio Maciel.

A funcionária pública Edna França Menezes, de 49 anos, realizou a cirurgia em dezembro do ano passado. O câncer foi descoberto em 2012 e o procedimento aconteceu após a liberação médica. “Esse tipo de cirurgia é muito importante, pois aumenta a autoestima e nos faz sentir mais mulher. Poder colocar um biquíni, uma roupa mais justa é motivo de alegria”, ressaltou Edna, agradecendo o atendimento prestado pela equipe do Hospital Alcides Carneiro. “Tive toda a assistência necessária”, frisou.

Existem três tipos de reconstrução mamária: o procedimento que utiliza o expansor para pequenas quantidades de pele; a reconstrução muscular, quando a cirurgia retira músculos do abdômen ou das costas para dar volume à mama e a implantação de prótese de silicone. Geralmente, outra cirurgia é feita para reconstruir o mamilo e a auréola ou operar a mama saudável para deixar as duas estruturas simétricas.

“A reconstrução tardia ocorre geralmente após o fim do tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia. Os tipos de cirurgia dependem de cada paciente e, por isso, fazemos uma avaliação de cada caso antes de optar pelo procedimento”, explicou Sérgio Maciel. O câncer de mama é a segunda causa de morte em Petrópolis, por isso a importância do diagnóstico precoce, realizando o autoexame e a mamografia anualmente.

Três mil exames em dois anos – Desde abril de 2013, quando o prefeito Rubens Bomtempo inaugurou o aparelho de mamógrafo no Hospital Alcides Carneiro (HAC), que estava encaixotado há três anos, o número de exames realizados no município vem crescendo a cada mês. Em dois anos foram quase três mil exames. Por mês, o hospital oferece 400 mamografias.

Em toda a rede municipal de saúde, hoje, são oferecidos 1.200 exames por mês, distribuídos no Hospital Alcides Carneiro e em duas clínicas conveniadas.

Programação dos filmes em cartaz