Boa tarde!           Segunda 14/10/2019   13:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Inaugurada a 15ª Exposição de Orquídeas e Bromélias no Palácio de Cristal até o dia 22/02
Inaugurada a 15ª Exposição de Orquídeas e Bromélias no Palácio de Cristal até o dia 22/02
24/01/2015 - 08:30 - Foi inaugurada nesta sexta-feira (23/01) no Palácio de Cristal, a 15ª Exposição de Orquídeas e Bromélias, mantendo a tradição do cultivo de plantas em Petrópolis e de mostras neste espaço. A organização do evento, fruto do movimento de orquidofilia da cidade, é do Orquidário Serrano e a realização é
da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo.

Além de adquirir mudas, o público poderá apreciar flores e plantas raras de diversos orquidários e de colecionadores, destacando-se o Grupo Petropolitano de Orquidófilos e a Sociedade Brasileira de Bromélias. A presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Thaís Ferreira, abriu a exposição representando o prefeito Rubens Bomtempo e destacou que “graças às parcerias com os orquidários da cidade é possível realizar anualmente esta exposição, de acordo com a história do Palácio de Cristal e sua tradição de mostras de flores”.

A representante do Orquidário Serrano, Maria José Strzalkowski, agradeceu à Prefeitura e à Fundação por continuar a apoiar o evento. O colecionador Luiz Strzalkowski, também do Orquidário Serrano, acentuou que o objetivo de realizar a exposição nesta época é aproveitar o movimento turístico para “difundir a orquidofilia e o Grupo Petropolitano de Orquidófilos”. Ele destacou ainda o grande apoio e a participação da Sociedade Brasileira de Bromélias do Rio de Janeiro, que entre as raras bromélias enviadas para exposição trouxe plantas do famoso músico Roberto Menescal, um de seus mais ativos associados. Há ainda micro orquídeas do tipo “Stellis” e “Masdevalias”, além de “Cattleyas”, “Phalaenopsis” e outras; das bromélias, espécies como “Neuraegia Tricolor”, “Gusmania” e “Vriezea Fire Ball” e “Neuraegia Marmorata” fazem parte da mostra.

HISTÓRIA - Na Praça da Confluência, onde hoje está o Palácio de Cristal, aconteciam,desde 1875, em instalações provisórias, exposições de produtos hortícolas e também de pássaros da região, promovidas pela Associação Agrícola e Hortícola de Petrópolis.Devido à popularidade destas exposições, principalmente junto à aristocracia da cidade, o Conde D'eu, esposo da Princesa Isabel,encomendou a uma fundição na França a estrutura do Palácio de Cristal, que passou então a abrigar estes eventos. Montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean, esta estrutura foi "a primeira construção pré-moldada erguida no Brasil", inaugurada em 2 de fevereiro de 1884. Este patrimônio arquitetônico foi tombado em 1967, quando foi reconhecido seu valor como importante monumento histórico do Brasil. Assim, há 15 anos, a tradicional Exposição de Orquídeas e Bromélias de Petrópolis remonta e retoma, com ares e produtos contemporâneos, os primeiros usos deste palácio.

Serviço:
Período: de 23/01/2015 a 22/02/2015
Horário: de 3ª a domingo de 09h às 19h

O Palácio de Cristal fica na rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro, Petrópolis/RJ, (24) 2247-3721.’ Mais informações pelo Disque Turismo 0800 024 1516.

Programação dos filmes em cartaz