Boa noite!           Sexta 18/10/2019   23:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Mostras de Artes Plásticas encantam o Público no Centro de Cultura
Mostras de Artes Plásticas encantam o Público no Centro de Cultura
13/11/2014 - 18:26 - Duas novas exposições de artes plásticas começaram a movimentar nesta semana o Centro de Cultura Raul de Leoni: “O Cumpadre de Ogum”, que exibe serigrafias temáticas de Carybé, e “ArtEpifania”, de Jaime Moreno. Inauguradas na noite da última sexta-feira, dia 7, elas têm tudo para agradar ao público em geral. Estão abertas à visitação durante todo o mês e têm entrada gratuita, sendo mais uma opção de lazer e cultura oferecida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo.

“O Cumpadre de Ogun” – Parte integrante da programação da Festa da Cultura Afro-Brasileira, que a Prefeitura promove de 20 a 23 de novembro, a exposição traz 30 serigrafias pertencentes ao acervo da Fundação de Cultura e Turismo. Elas foram inspiradas no romance "Pastores da Noite", do escritor baiano Jorge Amado, e trazem em cores luminosas cenas típicas da Bahia, como roda de capoeira, cenas de praia, tambores, terreiros etc., descritas no capítulo que deu nome à exposição e que foi transformado, também, em filme e minissérie de TV.

“Um acervo fantástico, muito bom!”, afirmou o também artista plástico Ricardo Oliveira, 53 anos, que visitou a mostra já durante a inauguração. Para seu filho Thiago, também amante das artes plásticas aos 16 anos, foi um oportunidade de conhecer de perto a obra de um grande mestre: “Achei superbacana. Gostei da técnica e dos personagens que ele pintou”, disse.

Carybé, nome artístico de Hector Julio Páride Bernabó (1911-1997), foi pintor, desenhista, ilustrador, muralista, gravador, ceramista e escultor, além de pesquisador, historiador e jornalista. Argentino de nascimento e brasileiro por identificação e opção (naturalizado), viveu no Brasil desde 1949 até sua morte e teve na cultura baiana, especialmente vinculada ao candomblé, uma grande fonte de inspiração. Seu talento pode ser conferido na mostra até o dia 30 de novembro.

“ArtEpifania” – Em exibição até o dia 7 de dezembro na Galeria Van Dijk, é composta por 35 obras, feitas em placas de MDF, que mesclam pinturas, em acrílico e óleo com outros materiais aplicados pelo artista, como miçangas, pedrarias, cordas, panos retorcidos e jóias. Um trabalho em que o autor  se permitiu um mergulho profundo e esclarecedor nas emoções humanas “Desta vez busco expurgar todos os sentimentos e experiências aprisionados desde muito tempo”, esclarece Jaime Moreno.

“É um trabalho que tem vida”, avalia Adelaide Furtado de Carvalho, dona de casa que gosta de visitar as exposições de arte no Centro de Cultura. “Acho muito bonitas e a gente sempre aprende alguma coisa”. Para o escritor e fotógrafo petropolitano Leonardo Fonseca, admirador do artista, o encontro com suas obras trouxe uma boa surpresa. “Conhecia seu trabalho por rede social, mas ao vivo é outra coisa!”

As exposições podem ser visitadas de terça-feira a sábado, das 13h às 18h, e aos domingos das 13h às 17h. A classificação é livre, para ambas, e a entrada é franca. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro. O telefone é (24) 2233-1200.

Mais informações, Disque Turismo: 0800 024 1516

Programação dos filmes em cartaz