Boa noite!           Segunda 15/07/2019   19:32
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Mesa Redonda sobre Literatura Infantil
Mesa Redonda sobre Literatura Infantil
Autoras e ilustradores falam sobre livros para crianças

23/10/2014 - 12:03 - Nesta sexta-feira, às 14h, na Casa de Cláudio de Souza, será realizada a Mesa Redonda sobre Literatura Infantil com Sandra Pina, Anielizabeth, Andrea Taubmann, Naná Martins e Catarina Maul, fechando a programação do I Felipe.

A Mesa é composta por escritoras e ilustradores de obras infanto-juvenis, sendo Sandra Pina especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFF, presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil e com trinta livros publicados na área.

Com uma atualidade voltada para um mundo eletrônico cada vez mais atuante no universo das crianças, os livros, quando não valorizados principalemente no seio familiar, ficam de lado. A literatura infantil teve início no século XVIII, quando a criança começou, de fato, a ser vista como criança. Até então, ela participava da vida social adulta usufruindo, também, da literatura voltada para adultos. Somente as crianças da nobreza tinham acesso aos grandes clássicos e as mais desvalidas financeiramente liam lendas e contos folclóricos, como os cordeis, muito populares na época.

O tempo foi passando, os clássicos sofreram adaptações, os contos folclóricos serviram de inspiração para contos de fadas e uma enorme vertente se desenvolveu no mundo literário infantil.

Os livros infantis estão renascendo no mercado literário brasileiro sendo a grande procura das editoras. Na Mesa Redonda que ocorre hoje, no Festival, o assunto será abordado desde a composição à ilustração, com o conhecimento das autoras que, com seus currículos, prometem uma tarde muito proveitosa aos interessados.

Programação dos filmes em cartaz