Boa tarde!           Terça 20/08/2019   16:30
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > X Encontro Brasileiro de Viaturas Militares
X Encontro Brasileiro de Viaturas Militares


 

 

Automóveis antigos costumam encantar pessoas de todas as idades. Veículos militares de várias guerras são considerados relíquias por seus apreciadores e colecionadores, bem como são apreciados pelo público em geral. Petrópolis foi escolhida para sediar o X Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares no próximo fim de semana, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava.


O evento, que terá entrada franca, começa às 9h e se estende até as 18h. O encontro será realizado pelo Imperial Jeep Club de Petrópolis/ Associação Brasileira de Preservadores de Veículos Militares, em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, de 10 a 12 de outubro.


É a primeira vez que a cidade recebe um encontro nacional de viaturas militares. Espera-se em torno de 70 exemplares antigos trazidos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Brasília, Paraná, Florianópolis, além dos de Petrópolis. Serão expostos veículos da Segunda Guerra Mundial (anos 40), Guerra do Vietnã (anos 50), Guerra da Coreia (anos 60), outras viaturas do gênero de décadas mais recentes do século XX, assim como várias barracas de acessórios e peças militares antigas, de membros das Associações de Veteranos da Segunda Guerra Mundial (Regional Petrópolis), dos Veteranos Paraquedistas do Rio de Janeiro, além de clubes de viaturas militares antigas de outros estados.



            A solenidade de abertura do X Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares vai contar com a participação da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve, pracinhas da 2ª Guerra Mundial, autoridades civis, militares, expositores e amantes de veículos antigos.


            A escolha de Petrópolis para sediar este encontro nacional se deve ao sucesso de três outros eventos regionais de viaturas militares promovidos na cidade pelo Imperial Jeep Club, atualmente presidido por Itaúna Pedro de Mendonça e secretariado por Sérgio Natalino de Araújo. A entidade foi fundada em 1997 com a finalidade de reunir colecionadores e admiradores de viaturas militares antigas, para preservação dos veículos e sua memória. São mais de 20 associados, sendo este o primeiro clube de viaturas militares antigas do Brasil.


            O Imperial Jeep Club é o primeiro clube da América Latina a ser filiado ao Military Vehicle Preservation Association/EUA, considerada a maior associação mundial de preservadores de veículos militares. Foi também o primeiro clube a ser filiado ao Military Vehicle Collectors of Califórnia/EUA. A entidade petropolitana possui mais de 20 viaturas de várias guerras ao longo da história da humanidade, entre outras dos anos 1970, 1980 e 1990; tem participado ativamente de encontros de veículos antigos, atividades das Forças Armadas e afins.


            O X Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares contará com a presença do Exército Brasileiro através do 32º Batalhão de Infantaria Leve e do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar. O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes fica na Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava.

Programação dos filmes em cartaz