Boa tarde!           Terça 20/08/2019   15:13
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Semana em Comemoração a São Pedro de Alcântara
Semana em Comemoração a São Pedro de Alcântara

.

Catedral comemora o dia do padroeiro da cidade
 
08/10/2014 - 13:46 - A Catedral vai realizar a Semana Comemorativa a São Pedro de Alcântara, padroeiro de Petrópolis, de 13 a 19 de outubro. Dentro das comemorações ao dia do padroeiro – 19/10, é realiza anualmente a tradicional festa  ao redor da igreja. São diversas barracas de alimentação com comidas típicas: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Lanchonete da Família, Alemanha, Portugal, Itália e Espanha, a barraca de Artesanato da Cidade, Boutique da Juventude e Diverlândia, que vão funcionar de 17 a 19 de outubro.
 
Sob a coordenação do pároco da Catedral, padre Jac, a festa já está nesse formato há vinte anos e vem fazendo sucesso entre moradores da cidade e turistas.  Este ano a novidade fica por conta da estreia da Barraca da Espanha - terra natal de São Pedro de Alcântara.
 
São Pedro de Alcântara era o santo de devoção da Família Imperial Brasileira. No século dezenove, Dom Pedro I requereu ao Vaticano que São Pedro fosse declarado padroeiro do Brasil, sendo o título concedido pelo Papa Leão 12. Em terreno em Petrópolis, doado pelo Imperador, foi construída a Catedral que leva seu nome. São Pedro de Alcântara nasceu em 1499, em Alcântara, Estremadura – Espanha; era  franciscano; foi canonizado em 1669, pelo Papa Clemente IX.
 
Programação:

Segunda-feira, dia 13/10
 

20h - Missa com os Cursilhistas da Cidade e em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, e delegações de várias paróquias com os seus párocos.
 
Terça-feira, dia 14/10
 
20h - Missa da Família -  com a participação do Encontro de Casais com Cristo – ECC,  equipes de Nossa Senhora, Pastoral Familiar e delegações de várias paróquias com os seus párocos.
 
Quarta-feira, dia 15/10
 
20h - Missa em homenagem aos Professores da Cidade e delegações de várias paróquias com os seus párocos.
 
Quinta-feira, dia 16/10
 
20h – Missa com bênção especial para os comerciantes e delegações de várias paróquias com os seus párocos.
 
Sexta-feira, dia 17/10 
 
18h – Missa de Abertura – com a participação do Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis. Após a Missa – benção das barracas.
22h30 – Fechamento das barracas
 
Sábado dia 18/10 
 
8h - Missa com bênção especial para os comerciantes
10h30 – Abertura das barracas
15h - Missa da Saúde, celebrada pelo Vigário da Caridade, padre. Rafael com coleta para a Oficina de Jesus, obra iniciada pelo saudoso Pe. Quinha. Em seguida apresentação de bandas escolares.
18h -  Missa com o Movimento da Mãe Peregrina e em homenagem ao Dia do Médico, com participação do Coral São Sebastião, sob a regência de Geraldo Antonio Loureiro dos Santos.
22h30 – Fechamento das barracas
 
Domingo, dia 19/10 
 
9h30 - Missa com bênção especial para as crianças e gestantes, com participação do Coral das Princesas de Petrópolis sob a regência  do maestro RodrigoD’Avila
10h30 – Abertura das barracas
11h30 - Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, com participação do Coral Municipal de Petrópolis sob a regência do maestro Paulo Afonso Filho.
18h30 - Missa da Juventude da Cidade, presidida pelo padre Jardel - responsável pela Pastoral da Juventude no Decanato São Pedro de Alcântara
22h30 – Fechamento das barracas.
 
Outras atrações estão sendo confirmadas.
 
Serviço:
 
Semana Comemorativa a São Pedro de Alcântara – Padroeiro de Petrópolis
Data - de 13 a 19 de outubro de 2014
Local: Catedral São Pedro de Alcântara - Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro – Petrópolis- RJ
Entrada Franca




.

ALGUMAS DELÍCIAS DAS BARRACAS





.



.



.



.





 
Programação dos filmes em cartaz