Boa noite!           Domingo 05/04/2020   20:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esporte e Lazer > Dia do Coração leva mais de Mil Pessoas ao Parque Municipal
Dia do Coração leva mais de Mil Pessoas ao Parque Municipal
Evento, realizado pela Prefeitura em parceria com o Hospital Santa Teresa, reuniu diferentes gerações

29/09/2014 - 20:34 - Mais de mil pessoas participaram, no último domingo (28/9), do 2º Dia do Coração – Feira de Saúde e Qualidade de Vida, promovido pela Prefeitura, em parceria com o Hospital Santa Teresa (HST), no Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava. Com o slogan Exercite-se! Faz bem para o corpo e para o coração!, o evento foi voltado para assuntos relacionados à saúde e à qualidade de vida. O público participou de caminhadas e corridas, alongamentos, aulas de tênis e voleibol, jump e zumba. Também havia um muro de escalada, que atraiu os olhares dos pequenos.

Entre uma visita e outra aos estandes, o casal Therezinha Bernardino, de 80 anos, e Adão Bernardino, 81, era só sorrisos. Enquanto aguardava para aferir a pressão arterial, a mulher mostrava animação. “Vamos fazer ginástica. É bom ver este espaço assim, com tanta vida”, disse. O bombeiro eletricista José Antônio Rodrigues Tinoco, 61 anos, também aproveitou. “Eventos como este chamam a nossa atenção para os cuidados que temos que ter com a saúde. Todos estão de parabéns”, elogiou.

A secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, que fez questão de participar da corrida, junto a familiares, lembrou que o Parque Municipal é um espaço da população petropolitana. “Ver esta área assim, ocupada, cheia de vida, é muito bom. É uma iniciativa que desperta nossa atenção para a importância dos exercícios, da alimentação, do bem estar”, lembrou.

Aos 19 anos, Francine Volpato chamava a atenção de quem circulava por entre os professores que orientavam as atividades físicas. Com o corpo e a saúde em dia, ela estava ao lado da mãe, Márcia, e da irmã, Françoise, e se exercitava com a filha Fanny, de apenas quatro meses, nos braços. “Sempre malhei e só parei quando a Fanny nasceu. Há três semanas voltei a praticar atividades físicas e já estou aqui. Minha filha não é problema. Posso perfeitamente fazer os exercícios com ela”, garantiu.

Além dos espaços para as atividades físicas, havia, em toda a área do evento, estandes de parceiros. A Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, levou mudas de plantas e mostrou como funcionam as hortas escolares. Já a Secretaria de Trabalho e Assistência Social ensinou como fazer papel reciclado e a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) mostrou o que é possível fazer com o que muita gente joga no lixo. A Secretaria de Educação também participou, promovendo a hora do conto. Também havia estandes que destacavam alimentos saudáveis – inclusive sem glúten e sem lactose – faziam avaliação nutricional e teste de glicemia, entre outros.

Neste ano, o Dia do Coração também lembrou duas importantes campanhas sociais: a “Tenha Atitude” e a “Faça Bonito” que combatem a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento teve o apoio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Academia Locatelli, K2_Fitness, Team Zumba, Laboratórios MLP, Banco de Sangue Santa Teresa, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Imperial Care.
Programação dos filmes em cartaz