Boa noite!           Domingo 27/09/2020   00:49
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Defesa Civil distribuí mais 15 mil Cartilhas com Dicas de Prevenção
Defesa Civil distribuí mais 15 mil Cartilhas com Dicas de Prevenção
16/09/2014 - 19:42 - A Secretaria de Proteção e Defesa Civil deu início neste mês a mais uma etapa da campanha de prevenção de desastres das chuvas no município. Quinze mil cartilhas foram produzidas pela secretaria com dicas simples de como deixar a casa mais segura, o que fazer antes, durante e depois das chuvas, sinais de que a casa apresenta riscos, telefones úteis, entre outras orientações. O material já começou a ser distribuído nas comunidades. O objetivo da Defesa Civil é divulgar cada vez mais em Petrópolis a cultura da prevenção, para que poder público e população atuem juntos na redução de riscos de desastres naturais.

Para a distribuição do material nas comunidades, a Defesa Civil conta com a parceria dos agentes das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs), instaladas no Quitandinha, Ferroviários, Vila Felipe, Duques, Sargento Boening, São Sebastião, Siméria, Independência, Dr. Thouzet e 24 de Maio. O material também será levado aos 54 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) criados pela Prefeitura desde 2013 e também será distribuído em outras ações da Defesa Civil.

“Estamos batendo nessa tecla da prevenção o tempo todo. Estamos insistindo para que a população tenha consciência de que tem que agir preventivamente, não construindo de forma irregular, descartando o lixo na lixeira antes de o caminhão passar, saindo de casa em área de risco quando começar a chover forte”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.

Como frisou Simão, a campanha de prevenção da Defesa Civil é contínua. De janeiro a julho deste ano, foram distribuídos no município cerca de 25 mil panfletos, cartilhas e calendários com dicas e orientações relacionas a deslizamentos e inundações. Naquela etapa da campanha, foi utilizado um material produzido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil em parceria com a Prefeitura. Nesta nova etapa, serão 15 mil cartilhas. O material, “Chuvas – Dicas rápidas e fáceis para a sua segurança”, foi produzido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

Programação dos filmes em cartaz