Boa tarde!           Sbado 25/06/2022   16:32
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Teatro > Petrópolis será Tema de Peça Teatral
Petrópolis será Tema de Peça Teatral
05/09/2014 - 20:14 - A história de Petrópolis, com detalhes sobre seu importante papel no contexto nacional, será recontada nos palcos dos teatros brasileiros. O trabalho é resultado de projeto financiado com recursos de emenda parlamentar, que garantia recursos para projetos de cunho histórico, cultural e educacional. O texto será de um renomado especialista em temas históricos e também em teatro-educação: o premiado dramaturgo, diretor e produtor teatral Caio de Andrade. Este será seu 20ª espetáculo.

O projeto foi escolhido por uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e da Fundação Nacional de Artes – Funarte, órgão do Ministério da Cultura responsável pela orientação, supervisão e acompanhamento do projeto e também pela fiscalização da aplicação dos recursos. A ideia é que a estréia do espetáculo seja realizada em novembro, em apresentação especial no Theatro D. Pedro.

A iniciativa prevê que a peça tenha entrada gratuita para os moradores da cidade. Também haverá sessões especiais para as escolas municipais, em uma ação que estimula o aprendizado e facilita o entendimento dos alunos. A idéia da Prefeitura é transformar o trabalho, depois, em mais um atrativo turístico, com a criação de um calendário de apresentações e divulgação junto às agências de viagem de todo o país.

A peça – O roteiro da peça, em uma visão contemporânea, estabelece a ligação entre a Petrópolis de hoje e as histórias do passado. Personagens fictícios se misturam aos históricos, rigorosamente recriados pelo autor com base em minuciosas pesquisas. Ele esteve na cidade nos dias 29 e 30 de agosto, levantando informações no Arquivo Histórico Municipal. Com base nelas, ele está delimitando um momento histórico de Petrópolis para o enredo, onde também estará, obrigatoriamente, a Família imperial. “A ideia é construir um texto humanizado, divertido, utilizar uma linguagem popular, diferenciada e inusitada”, revela o autor.

O projeto – Para atender ao padrão exigido pela Funarte, o autor, o diretor e cargos técnicos como os de iluminador, figurinista etc. têm de ser preenchidos por profissionais de notório saber e reconhecimento nacional. Os assistentes serão contratados entre os profissionais locais, que passarão por curso de capacitação para exercer suas funções. Já o elenco será 100% local e os artistas serão selecionados através de um workshop desenvolvido pelo autor, diretor e produção, de acordo com um edital que está sendo preparado pela Prefeitura de Petrópolis e será divulgado oportunamente. As inscrições para a seleção do workshop serão gratuitas.

O autor – Além da experiência como dramaturgo e de ser um especialista em peças de cunho histórico, Caio de Andrade foi redator de 12 novelas na extinta TV Manchete (incluindo a famosa Pantanal) e já participou, como convidado, de encontros sobre teatro-educação, na Inglaterra. Esses encontros resultaram, posteriormente, na sua participação em um projeto de teledramaturgia na cidade de Buenos Aires e acabou tornando-o responsável pela primeira adaptação brasileira da novela argentina infanto-juvenil Chiquititas, em 2001.

Prêmios ganhos:


Prêmio Maria Clara Machado

<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pr%C3%AAmio_Maria_Clara_Machado&action=edit&redlink=1>

Vencedor na categoria de Melhor Espetáculo por "O Jeca Voador”


Prêmio Governo do Estado

<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pr%C3%AAmio_Governo_do_Estado&action=edit&redlink=1>

Vencedor na categoria de Melhor Autor pelo espetáculo "Os Olhos Verdes do Ciúme"


Indicações:


Prêmio Maria Clara Machado

<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pr%C3%AAmio_Maria_Clara_Machado&action=edit&redlink=1>:

Melhor Autor e Melhor Diretor por "O Jeca Voador"


Prêmio Shell <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_Shell>

Melhor Autor pelo espetáculo "Deserto Iluminado"


Prêmio Shell <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_Shell>

Melhor Autor pelo espetáculo "Trindade"


Prêmio Shell

Melhor Autor pelo espetáculo "Os Olhos Verdes do Ciúme"


Atualmente está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB /Rio de Janeiro com a peça “Trágica 3”, de sua autoria, que recebeu
cinco indicações ao Prêmio Shell.
Programação dos filmes em cartaz