Boa noite!           Sexta 26/04/2024   04:29
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura começa a Vacinar contra a "Hepatite A" nesta segunda dia 18/08.
Prefeitura começa a Vacinar contra a "Hepatite A" nesta segunda dia 18/08.
16/08/2014 - 12:01 - A Prefeitura começa a oferecer nesta segunda-feira (18/8), em postos de saúde de todo município, a vacina contra a hepatite A. As doses serão aplicadas em crianças de um a dois anos de idade incompletos. De acordo com dados da Coordenadoria de Epidemiologia, atualmente há cerca de 3.600 crianças nesta faixa etária. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo.

A coordenadora de Epidemiologia, Elisabeth Cavalcanti, explica que a vacina será aplicada em uma única dose e, a partir de agora, integra o calendário básico de imunização. “A vacina tomada na infância gera proteção para a vida inteira, evitando os casos graves e óbitos causados pela doença”, ressaltou. O calendário de vacinação brasileiro protege as crianças e adolescentes contra 15 doenças.

Desde 2006, a taxa de incidência de hepatite A no Brasil tem apresentado tendência de queda, atingindo 3,2 casos para cada 100 mil habitantes em 2013, conforme dados do Ministério da Saúde. De 1999 a 2013, foram registrados 151.436 casos de hepatite A no país. A maior parte dos casos se concentra nas regiões Norte e Nordeste do país, que, juntas, representam 55,8% (84.501) das confirmações neste período. A região Sudeste abrange 16,4% (24.835); a Sul, 16,3% (24.684), e a Centro-Oeste, 11,6% (17.566) dos casos do país. Estima-se que, com a vacina para hepatite A, ocorra uma queda de 64% dos casos ictéricos da doença e de 59% das mortes. Em decorrência do agravamento da doença foram registradas 761 mortes por Hepatite A em no período de 1999 a 2012.

Em Petrópolis, de acordo com dados da Coordenadoria de Epidemiologia, o número de notificações referentes à Hepatite A também está em queda. Em 2007, foram 129 registros e no ano passado este número caiu para apenas oito casos. Entre 2007 e 2013 foram notificados no município 278 casos da doença.

A hepatite A é, habitualmente, benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.

Segue a lista dos postos:

CENTRO DE SAUDE COLETIVA (Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente)
AMBULATÓRIO ESCOLA
SETOR DE EPIDEMIOLOGIA (AO LADO DO HMNSE)
HOSPITAL ALCIDES CARNEIRO
PS ALTO INDEPENDENCIA
PS ARARAS
PS ITAIPAVA
PS MORIN
PS PEDRO DO RIO
PS RETIRO
PSF 24 DE MAIO
PSF ÁGUAS LINDAS
PSF ALTO DA SERRA
PSF ALTO SIMÉRIA
PSF AMAZONAS
PSF BAIRRO CASTRIOTO
PSF BATAILLARD
PSF BOA ESPERANÇA
PSF BONFIM
PSF BREJAL
PSF C. M. JESUS DE PRAGA
PSF CARANGOLA
PSF CASTELO SÃO MANOEL
PSF CAXAMBU
PSF COM. S. JOÃO BATISTA
PSF COM.1º DE MAIO
PSF DR THOUZET
PSF FAZENDA INGLESA
PSF JARDIM SALVADOR
PSF LAJINHA
PSF MEIO DA SERRA I
PSF MEIO DA SERRA II (VSF)
PSF MOINHO PRETO
PSF PEDRAS BRANCAS
PSF POSSE
PSF SECRETÁRIO
PSF STª TRINDADE
PSF VALE DAS VIDEIRAS
PSF VALE DO CARANGOLA
PSF VILA FELIPE
PSF VILA RICA
PSF VILA SAÚDE
 
Programação dos filmes em cartaz