Boa noite!           Segunda 16/09/2019   19:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Petrópolis sedia 1º Seminário da Região Serrana sobre a Rede Cegonha
Petrópolis sedia 1º Seminário da Região Serrana sobre a Rede Cegonha
23/07/2014 - 17:09 - Petrópolis foi palco nesta quarta-feira (23/7) do primeiro Seminário na Região Serrana sobre a Rede Cegonha. Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), o evento teve como proposta debater questões relacionadas à saúde materno-infantil. Equipes de 16 municípios serranos que trabalham nesse segmento participaram do evento, em uma ação de sensibilização e identificação de multiplicadores das diretrizes das boas práticas, desde o pré-natal, parto e nascimento, até a saúde da criança.

“O projeto da Rede Cegonha vem ao encontro das demandas de melhorias que o governo vem proporcionando dentro do Hospital Alcides Carneiro, unidade que é referência de gestação de alto risco, fortalecendo e qualificando o setor materno infantil. É um trabalho que vai fortalecer o pré-natal, o parto humanizado e a saúde da criança”, frisou o secretário de Saúde, André Pombo. A subsecretária de saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Mônica Almeida, lembrou que a Rede de Atenção Básica e o pré-natal são pontos importantes dentro das políticas públicas dos municípios. “É importante que todos desenvolvam linhas de cuidado de atenção da saúde materno-infantil”.

Cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores, profissionais da saúde e representantes dos 16 municípios da região serrana, da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde, participaram do seminário realizado no auditório da Fase. Na programação havia palestras, debates e oficinas. A Secretaria Municipal de Saúde apresentou os trabalhos desenvolvidos pelas Unidades Amigas da Amamentação (Postos de Saúde da Família do Vila Rica e Caxambu) e a equipe de Nova Friburgo  detalhou a iniciativa do Hospital Amigo da Criança.

Também participaram do evento a Consultora de Saúde da Criança do Ministério, Rosane Siqueira; o secretário executivo da Comissão Intergestores Regional-Serrana, José Carlos Paes e o diretor da FMP/Fase, Paulo César Guimarães.

Rede Cegonha - O projeto de implantação do programa Rede Cegonha da Região Serrana foi aprovado em setembro de 2013 durante reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR – Serrana). O programa criado pelo governo federal vai proporcionar uma qualificação do Hospital Alcides Carneiro (HAC), promovendo o fortalecimento do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto e também ao recém-nascido e às crianças até dois anos de idade.

O projeto de implantação do programa Rede Cegonha Serrana vai contemplar os 16 municípios da região. Além do HAC, um hospital na cidade de Nova Friburgo também será referenciado para a gestação de alto risco. Após passar pela CIR-Serrana o projeto será encaminhado para aprovação do governo do Estado e depois do Ministério da Saúde. A previsão é que o programa comece a ser implantado na região em 2014.

Programação dos filmes em cartaz