Bom dia!           Quinta 20/02/2020   08:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Defesa Civil faz Reunião Técnica com Engenheiro Consultor da JICA
Defesa Civil faz Reunião Técnica com Engenheiro Consultor da JICA
22/07/2014 - 19:52 - Um engenheiro consultor da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) esteve nesta semana em Petrópolis para reuniões técnicas na Secretaria de Proteção e Defesa Civil. A visita do Tanadori Kitamura foi para que ele tirasse dúvidas sobre o funcionamento da Defesa Civil. Ao fim da parceria de quatro anos entre o governo federal brasileiro e Jica para a redução de riscos de desastres das chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC), a agência japonesa produzirá manuais sobre mapeamento de risco, planejamento urbano e sistema de alerta e alarme para os três municípios.

Kitamura conheceu o registro de ocorrências da Defesa Civil, o protocolo de acionamento das 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, o mapeamento e o funcionamento dos 64 pluviômetros automáticos e semiautomáticos instalados no município. Ele também viu como é feita a mobilização de servidores no caso de chuvas e recebeu outros dados da Defesa Civil na prevenção e na resposta às chuvas.

Durante a visita, ele se reuniu com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, e com o diretor técnico da secretaria, Ricardo Branco. Kitamura também visitou a sirene instalada na Vila Felipe e o ponto de apoio da comunidade, localizado na Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, na Rua Permínio Schmidt, além de áreas de risco da região.

A parceria, iniciada no fim de ano passado, é custeada pela Jica e terá duração de quatro anos. Desde então, técnicos japoneses já realizaram várias visitas e participaram de reuniões em Petrópolis. O prefeito Rubens Bomtempo e o secretário Rafael Simão foram em março para o Japão, conhecer a experiência japonesa na prevenção de desastres naturais. Em maio, dois técnicos da Prefeitura também foram ao Japão, em viagens custeadas pela própria agência japonesa.

Programação dos filmes em cartaz