Boa tarde!           Sexta 28/02/2020   15:38
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Projeto Recicla Tecido participa de documentário Rota Reciclável
Projeto Recicla Tecido participa de documentário Rota Reciclável
A ideia é que as filmagens virem uma série que será veiculada pela TV a nível nacional
 
18/07/2014 - 22:46 - A Ong Recicla Tecido foi selecionada para participar de um documentário, que está sendo produzido pelo projeto Rota Reciclável, por meio de uma empresa paulista de produção de conteúdo audiovisual, a Almanaque Multimeios. A gravação acontece no próximo sábado (19), na sede da organização. Ao todo, 13 pessoas ao redor do país, que trabalham com sustentabilidade, irão participar do documentário, que tem como objetivo tornar-se uma série para veiculação na TV a nível nacional.

Segundo o documentarista Hugo Galindo, que trabalha no mercado audiovisual há 17 anos, a escolha da Ong petropolitana se deu por meio de pesquisa na internet. “O trabalho realizado pelo Recicla Tecido me cativou. Percebi que são costuradas histórias e ainda há a transformação de retalhos em novos produtos”, disse.

Para Claudia Martins, presidente e idealizadora do Projeto Recicla Tecido esta é uma oportunidade de multiplicar ainda mais o conceito de sustentabilidade. “Fiquei honrada com o convite e através deste documentário vamos conseguir mostrar para todo o Brasil que é possível transformar retalhos de tecidos em novos produtos”, disse.

Sobre o projeto do Rota Reciclável, ele comentou que a ideia surgiu em 2008, com o objetivo de identificar artistas que trabalham com materiais que seriam inutilizados e transformam em arte. “A finalidade é identificar, valorizar e divulgar essas ações. Não importa se é madeira, papelão ou tecido, mas sim o trabalho que é realizado por estes artistas”, disse ele, acrescentando alguns detalhes de outras ações que farão parte do documentário, como pessoas que transformam papelão em arte tridimensional ou os que pegam tudo o que vem do mar, e ainda aqueles que utilizam a criatividade para produzir com restos de sucata eletrônica.

Durante 20 dias, a equipe do Rota Reciclável vai percorrer vários estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. Galindo explicou que o Recicla Tecido será a única Ong a participar do documentário. Todos os outros 12 participantes são artistas plásticos. Ao todo, são 18 pessoas que irão percorrer cerca de 4.500 quilômetros durante 20 dias para gravar o documentário.

A Associação Recicla Tecido é uma entidade não governamental que alia a prática social ao conceito de sustentabilidade. O trabalho da ong consiste em reciclar tecidos, que seriam jogados no lixo pelas confecções, transformando-os em novos produtos. Essa transformação é feita por mulheres em vulnerabilidade social, encaminhadas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setrac), que aprendem o conceito da costura básica. Em dois anos, mais de 3 toneladas de tecidos foram recicladas e mais de 200 mulheres capacitadas.
 
Programação dos filmes em cartaz