Bom dia!           Terça 16/07/2019   11:17
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Pintora Djanira recebe homenagem no 14o Festival de Inverno de Petrópolis
Pintora Djanira recebe homenagem no 14o Festival de Inverno de Petrópolis
18/07/2014 - 09:00- Os cem anos de nascimento da pintora Djanira - a brasileira que retratou a vida do homem comum e da cultura popular do País - serão comemorados com uma mesa de debates e filme pelo 14o Festival da Dell’Arte em Petrópolis no dia 20 de julho, domingo, às 17h, no Museu Imperial. A homenagem é mais do que justa. Djanira viveu um período na cidade.

Djanira da Motta e Silva, ou simplesmente, Djanira, como era conhecida, registrou, em composições geometrizadas e ricamente coloridas, inúmeros aspectos da cultura nacional, seja pelo retrato do universo do trabalho e do trabalhador, das festas e brincadeiras populares ou da diversidade e sincretismo religioso do País. A artista é a única brasileira a ter uma obra –Santana de Pé – exposta no Museu do Vaticano.

Para celebrar essa parceria, os diretores de dois dos mais importantes museus do país, Monica Xexeo e Mauricio Ferreira, reúnem-se numa mesa de debates sobre a artista, a qual se juntam, ainda, o artista Luiz Áquila (que vive na cidade e era amigo de Djanira) e o crítico Frederico Moraes.

Ainda na programação do Festival, será exibido o filme Djanira: Pintora Descalça que foi produzido exclusivamente para a mostra de centenário da artista, com direção de José Sampaio. O filme faz alusão à simplicidade e religiosidade da pintora, que ingressou na Ordem das Carmelitas e foi enterrada sem calçados.

Homenagem ao centenário da pintora Djanira

Data: 20 de julho, domingo, às 17h
Local: Cine Teatro do Museu Imperial

Exibição de filme e debate

Mesa do debate: Mauricio Vicente Junior (Diretor do Museu Imperial de Petrópolis); Mônica Xexeo (Diretora do MNBA/IBRAM/MinC); Frederico Moraes (Crítico de Arte); Luiz Áquila (Artista e amigo pessoal de Djanira)

Cine-Teatro: 150 pessoas

Filme: Djanira: Pintora Descalça, de José Sampaio
Rua da Imperatriz, 220 - Centro
Tel: 24 2233-0300/ Ramal 230

Acesso para deficientes
Não possui estacionamento
Entrada Franca (retirada de senhas 1h antes). Pede-se a doação de 1kg de alimento não-perecível
Classificação indicativa: livre


Programação dos filmes em cartaz