Boa noite!           Sexta 26/04/2024   00:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura apresenta Relatório da Saúde em Audiência na Câmara
Prefeitura apresenta Relatório da Saúde em Audiência na Câmara
27/05/2014 - 16:48 - No primeiro quadrimestre de 2014 – referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril – a Prefeitura aplicou 34,84% dos recursos municipais na área da saúde. O total é mais que o dobro do estipulado pela constituição. O investimento também é superior aos números de 2013. O balanço foi apresentado nesta segunda-feira (26/5), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal.

O prefeito Rubens Bomtempo participou da prestação de contas e ressaltou os avanços na área de saúde, em um ano e meio de governo. “Percebemos um esforço grande do governo e dos servidores para oferecer uma saúde de pública de qualidade. Conseguimos verba para reformar o Hospital Alcides Carneiro e o Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente; entregamos duas ambulâncias para os moradores da Posse e Secretário; vamos ampliar a cobertura de Estratégia de Saúde da Família com a construção de quatro postos (Posse, Araras, Caxambu e Alto Independência) e não perdemos nenhum leito de UTI com as obras de ampliação do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp”, destacou o prefeito.

Para o secretário de saúde, André Pombo, o balanço do primeiro quadrimestre de 2014 tem um saldo positivo. “Iniciamos projetos importantes para o funcionamento da rede e consolidamos ações que vinham sendo desenvolvidas ao longo de 2013”, ressaltou. Entre os números destacados pelo secretário está o de cirurgias de catarata, por meio de um convênio com o Instituto de Olhos Petropolitano (IOP). Desde 2013, 520 cirurgias e mais de 11 mil outros procedimentos oftalmológicos foram realizados. São mais de 40 operações e mil atendimentos mensais que devolvem aos cidadãos a possibilidade de tratamento garantido pelo SUS.

A informatização da rede municipal de saúde também foi apresentada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, durante a audiência. A implantação do serviço começou em fevereiro e, até o momento, 34 antenas já foram instaladas nos postos de saúde. O sistema também já foi instalado nas UPAs (Centro e Cascatinha) e no SAMU; além da realização de capacitação de profissionais do HMNSE. “A previsão é que em julho toda a rede já esteja construída”, informou o secretário.

Para o prefeito, a apresentação do relatório do quadrimestre da área da saúde representa mais do que o cumprimento da legislação: é um exercício democrático. “Essa audiência é um ato de democracia e transparência. A cidade só tem a crescer e a ganhar”, concluiu Bomtempo.

Programação dos filmes em cartaz