Boa noite!           Sábado 22/02/2020   00:43
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Animais de Estimação > Informações > Programa de Cuidados e Saúde dos Animais - Cap I - Educação Básica
Programa de Cuidados e Saúde dos Animais - Cap I - Educação Básica

Caros Amigos e Amigas do NetPetropolis,

Atendendo a pedidos, vamos abordar o Programa de Cuidados e Saúde dos Animais do GAPA ITAIPAVA, que  tem como objetivos principais evitar o abandono de animais na nossa cidade e zelar pelo bem-estar de todos eles e de suas famílias.

Para isso, é preciso cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades com seus animais de estimação, não deixando de:

Alimentar adequadamente o animal;
Manter água fresca e limpa durante todo o dia;
Oferecer abrigo – “casinha”;
Cuidar da saúde do animal através de visitas ao veterinário para vacinas, vermífugos, e outros cuidados;
Manter o animal dentro dos limites da casa ou quintal;
Dar carinho, afeto e atenção;
Esterilizar ou castrar.

O GAPA ITAIPAVA está sempre pronto para orientar o adotante de um animal de estimação, desde o primeiro momento, bem como, a maneira adequada de cuidar dele em todas as fases da sua vida, tanto pela Linha Direta (24)9988.9985 e/ou pelo site
www.gapaitaipava.com.br.. 

As primeiras obrigações do proprietário responsável estão descritas a seguir, sempre buscando um bom convívio com os humanos. O animal deverá aprender as seguintes regras:

Socialização

Desde pequeno, acostume seu cão/gato com toda a família, parentes,amigos e outros animais.

Educação Básica e Higiene para Cães

a) O tom de voz é um instrumento importante na educação de seu animal. Palavras como “NÃO” em voz enérgica, “VEM”, “VAMOS PASSEAR”, eles aprendem facilmente.

b) Os animais precisam de paciência para compreender o que está sendo ensinado. Quando ele fizer algo errado, NUNCA BATA NELE, fale com um tom mais enérgico e assim que fizer certo, agrade-o, incentive-o e faça muito carinho, ele logo aprenderá.

c) Se quiser evitar que os cães pulem nas pessoas; desde filhote, deve ser falado “NÃO”, “DESCE”, e agradá-lo somente quando ele está no chão.

d) HIGIENE - Defecar e urinar no local certo: ao adotar um filhote, se você não tem tempo de vigiá-lo o tempo inteiro, coloque-o para dormir em um espaço pequeno e restrito, mas não se esqueça que ele foi tirado do convívio da mãe e dos irmãos e nesse momento precisa de muito carinho e pode chorar durante a noite se estiver sozinho! De um lado, forre com jornal. Ele aprenderá a fazer as necessidades no jornal. Do outro, o alimento, a água e a “caminha”. Após alguns dias, ele poderá ter acesso a todo o quintal e à casa.

Sempre que fizer “necessidades” fora do jornal, deve-se falar “NÃO” energicamente e colocá-lo no local certo.
Cada vez que ele fizer no local certo, deverá ser recompensado com carinho e biscoitos para cães, por exemplo.

 Educação Básica para Gatos

Os gatos vivem muito bem, tanto em casas como em apartamentos, mas precisam de alguém para cuidar deles, uma cama quentinha, alimento certo, água fresca e carinho.

São animais limpos por natureza, muito amigos, companheiros e bastante brincalhões. Como são exímios caçadores tendem a pular em coisas que se movimentem. É necessário manter janelas teladas para evitar quedas comumentes fatais de apartamentos ou sacadas. São também muito curiosos, o que pode lhes causar problemas, como ficar preso num quarto escuro ou locais de onde não consigam descer, como uma árvore por exemplo.

Os gatos não aceitam autoridade facilmente, por isso não espere muita obediência. Para ensinar o nome a seu gato, repita várias vezes quando ele estiver comendo ou brincando. Recompense-o com muito carinho quando ele atender.

Dessa forma, ele fará uma associação com algo agradável e começará a atender quando chamado.

Uso da bandeja sanitária: há no mercado areia própria mas pode-se utilizar serragem, papel rasgado e areia comum, o importante é manter a bandeja sempre limpa.

Em nosso próximo encontro seguiremos analisando pontos importantes da posse e guarda responsáveis.

E lembrem-se: Não comprem animais, pois sempre existem muitíssimas opções para adotar com o GAPA e outras ONG’s.

Programação dos filmes em cartaz