Bom dia!           Domingo 18/08/2019   09:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Caderno Cultura Netpetropolis > Prefeitura Realiza a 5ª edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura
Prefeitura Realiza a 5ª edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura

20/03/2014 - 09:55 - A entrega do 5º Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, realizada na noite desta terça-feira (18/3), no Palácio Quitandinha, foi marcada por muita música e emoção. O evento, promovido pela Prefeitura, em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo e o Sesc/RJ, reuniu dezenas de artistas que prestaram homenagens ao compositor Cesar Guerra-Peixe, ilustre petropolitano que, este ano, completaria 100 anos.

A família do compositor compareceu ao evento e recebeu uma homenagem do prefeito Rubens Bomtempo. “Esta é uma noite muito feliz para Petrópolis que homenageia uma pessoa que deixou um legado na música erudita brasileira. Este prêmio é uma referência cultural para a cidade”, disse o prefeito. A primeira dama, Luciane Bomtempo, entregou o prêmio ao vencedor da categoria Comunicação.

O Quarteto Rapsódico também prestou homenagem ao compositor, encantando o público com algumas das principais composições de Guerra-Peixe.  A apresentação faz parte do projeto Concertos Sesc Partituras, que aconteceu simultaneamente em outras 10 cidades. No palco, uma estátua viva fez parte do cenário, onde também foram exibidas imagens e depoimentos de personalidades ligadas ao maestro.

A 5º edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura ainda foi marcada por uma homenagem à artista Monah Delacy, que recebeu das mãos do prefeito Rubens Bomtempo o prêmio Notório Reconhecimento. Lacy Correa dos Santos Torloni fez que questão de destacar as dificuldades enfrentadas quando chegou à cidade serrana, há 40 anos, mas também o apoio recebido. “Dar aulas no Centro de Cultura foi um desafio, mas acredito que deixei algo de bom para todos os meus alunos”, disse.

Personalidades estiveram presentes para a entrega do prêmio. A bailarina Ana Botafogo entregou a estatueta ao vencedor da categoria Dança. “Estou muito feliz em participar desta festa, que é uma iniciativa interessante por valorizar e incentivar o artista da cidade”, disse. O dramaturgo Aguinaldo Silva também participou do evento entregando o prêmio para o vencedor da categoria Literatura. “Prêmios como este são necessários e fortalecem o segmento na cidade”, comentou.

O evento durou cerca de duas horas e, durante a entrega dos prêmios, a trilha sonora teve a direção e atuação do maestro Rodrigo D´ Avila. Para encerrar a festa, o grupo de dança Com-Cordas realizou uma belíssima apresentação.

Confira os vencedores de cada categoria:
 
Música popular: Tribo de Gonzaga
Música erudita: Conjunto Anima e Cuore
Dança: Consuello Carriles
Artes Visuais: Projeto "O
Mar que nos Separa e a Língua que nos Une".
Literatura: Nilton Anjos
Comunicação: Programa Vitrine
Audiovisual: Thiago Gomide
Produção Cultural: Studio S
Categoria especial: Casa de Claudio de Souza

Programação dos filmes em cartaz