Boa noite!           Sábado 29/02/2020   04:23
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Coletoras de Lixo Abertas estão com os Dias Contados
Coletoras de Lixo Abertas estão com os Dias Contados
05/02/2014 - 20:55 - Em reunião na manhã desta quarta-feira (5/2) com o presidente da Comdep, Hélio Dias, o prefeito Rubens Bomtempo determinou a extinção das coletoras de lixo abertas em Petrópolis. Com a medida, novas lixeiras do tipo contêiner ou semienterrada, ambas com tampa, serão instaladas em todo o município, inibindo a proliferação de insetos e roedores, reduzindo o odor e melhorando a aparência da cidade.

Uma reunião com a Locar, empresa que presta o serviço de coleta de lixo no município, também será agendada para a próxima semana. O objetivo é definir um plano de metas e um cronograma para a instalação das novas coletoras. “Nós já temos lixeiras semienterradas instaladas em Araras e em Nogueira. A partir da próxima semana vamos expandir para a Mosela e em seguida para Itaipava. Petrópolis vai dar um grande passo ao extinguir todas as lixeiras abertas”, frisou Bomtempo.

Durante a reunião, o prefeito anunciou que irá avaliar o número de funcionários para o recolhimento porta a porta. “A Locar vem fazendo um serviço satisfatório de coleta do lixo doméstico e nós vamos melhorar acrescentando mão de obra”, disse. Um projeto de lei também será enviado à Câmara prevendo punição para o despejo irregular de lixo nas ruas.

“É muito importante que as pessoas participem e respeitem os horários de coleta, depositando o lixo nas coletoras um pouco antes da passagem do caminhão, até mesmo para diminuir a exposição do lixo a animais e vetores de doenças”, enfatizou Hélio Dias, acrescentando que os contêineres ainda têm a vantagem de reduzir o odor e o contato dos coletores com os resíduos, pois estes são erguidos mecanicamente para a remoção do material.


COMDEP contrata Nova Empresa para Coleta do Lixo Hospitalar - A nova empresa que realizará o serviço de coleta do lixo hospitalar no município já foi contratada pela Prefeitura, por meio da Comdep. A licitação aconteceu no dia 23 de janeiro e a vencedora foi a Trusher Serviços de Esterilização Ltda, da cidade do Rio de Janeiro. A empresa iniciou os serviços no dia primeiro de fevereiro e ficará responsável pela coleta de 1,7 toneladas de resíduos por dia que serão levados para o aterro sanitário de Magé.

Esta foi a primeira licitação realizada pelo município para a realização do serviço de coleta do lixo hospitalar e demonstra a preocupação da Prefeitura com o meio ambiente e a qualificação do serviço. “Assim que assumimos o governo descobrimos que o lixo hospitalar estava sendo despejado, indevidamente, no aterro sanitário de Pedro do Rio. Na época realizamos uma contratação emergencial até que o processo de licitação fosse finalizado”, explicou o presidente da Comdep, Hélio Dias.

Com a nova contratação, a economia para os cofres do município é de 0,11 centavos por quilo em relação à última empresa que realizava o serviço emergencialmente. De acordo com o edital, o contrato com a Trusher é de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 
Programação dos filmes em cartaz