Bom dia!           Segunda 21/09/2020   07:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Defesa Civil capacita moradores da Duarte da Silveira para prevenção de Desastres das Chuvas
Defesa Civil capacita moradores da Duarte da Silveira para prevenção de Desastres das Chuvas
27/12/2013 - 19:19 - O bairro Duarte da Silveira receberá o primeiro Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) de 2014. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, capacitará moradores do bairro no dia 7 de janeiro, das 8h às 12h, no salão da Igreja São João Batista, na Rua Luiz Winter, sem número. O curso dará noções de Defesa Civil aos moradores, para que eles saibam como contribuir para a prevenção de desastres naturais e o que fazer no caso de fortes chuvas. Os interessados devem se inscrever pelo telefone 2246-9163 ou pelo e-mail nudecpetropolis@gmail.com.

“Todo morador de área de risco tem que saber o que fazer para deixar a casa mais segura, de como se proteger no caso de chuvas. Muitas pessoas, quando chove forte, se protegem dentro de casa, o que é errado. As pessoas devem sair de casa e ir para locais seguros, como pontos de apoio ou casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco”, orientou o diretor administrador da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gileno Alves.

A capacitação desses agentes é uma medida da Prefeitura para preparar a cidade para as chuvas de verão. O governo municipal capacitou em 2013 cerca de 400 agentes comunitários voluntários, que serão um elo entre a comunidade e a Defesa Civil. A formação é contínua. Já são 43 comunidades com Nudecs. Em novembro, moradores do Duarte da Silveira foram capacitados, mas a formação do dia 7 de janeiro possibilitará que a comunidade tenha mais voluntários, deixando a região mais segura.

“Nós precisamos dos voluntários da Defesa Civil para prevenir desastres e também em uma situação de tragédia, para fazer os primeiros socorros caso os órgãos municipais tenham dificuldades para chegar ao local. O voluntário da Defesa Civil ama a comunidade onde mora, e isso é fundamental”, disse O secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Rafael Simão. Os voluntários capacitados no dia 7 de janeiro receberão pluviômetros caseiros para ajudar a Defesa Civil no acompanhamento das chuvas. Agentes de saúde também darão apoio à capacitação.

Programação dos filmes em cartaz