Boa tarde!           Sexta 22/10/2021   16:28
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Fim de Semana com homenagem a Vinicius de Moraes
Fim de Semana com homenagem a Vinicius de Moraes
21/10/2013 - 19:47 - Dois shows lotaram o Palácio de Cristal no fim de semana, na programação “Centenário de Vinicius”. No sábado, dia do aniversário do Poetinha, mais de 300 pessoas assistiram ao concerto “Petrópolis Canta Vinicius”, que juntou em uma só apresentação uma orquestra (Quartifuza Ensemble), dois corais (Coral Municipal de Petrópolis e Pró Tempore) e seis cantoras de vários grupos musicais da cidade, de estilos que vão do clássico ao rock’n’roll (Ana Sampaio, Cristina Carlos, Letícia Azevedo, Louh Marques, Kika Notini e Samanta Dias). A regência e direção artística foi do maestro Paulo Afonso.

No domingo foi a vez do grupo instrumental Taruíra - com a participação do cantor Gabriel Lobo - emocionar a plateia com o show “Tributo a Vinicius”. O horário de fim de tarde possibilitou, inclusive, que as crianças também pudessem comparecer, facilitando a participação de famílias inteiras. Os grandes sucessos musicais do poeta ergueram o público, que juntava suas vozes ao som dos artistas.

Além dos shows deste fim de semana, o Palácio de Cristal também foi a sede do concurso de Poesias “Amor Demais”, com inspiração na obra de Vinicius, na noite de quinta-feira. Foram premiados poetas e intérpretes em quatro categorias: infantil, juvenil, adulto e adulto de outras cidades. 

A ARTE DE PETRÓPOLIS
Valorizar os artistas da cidade que tantas vezes acolheu o poeta, no refúgio onde compunha e relaxava com amigos durante os anos de seu casamento com Lucinha Proença foi uma das propostas da programação montada pela Prefeitura de Petrópolis/Fundação de Cultura e Turismo. Todos os participantes foram petropolitanos que representaram os diferentes segmentos artísticos da cidade: música, dança, poesia, artes plásticas e teatro. 
 
OUTRAS ATRAÇÕES
A sexta-feira trouxe também duas novas atrações da programação. Um flash mob, show-relâmpago feito de surpresa, atraiu as atenções na Praça D. Pedro por volta das 13h da tarde, com uma apresentação de dança coletiva, dos grupos da cidade, e a declamação do “Soneto de Fidelidade”, pela poetisa Márcia Pessini. No Centro de Cultura Raul de Leoni, foi aberta outra exposição de artes plásticas. “O Som de Vinicius - Perspectiva do Imaginário Infantil” mostra no Espaço Alternativo os trabalhos de arte dos alunos da Escola SESI.

A HOMENAGEM CONTINUA

As duas exposições de artes plásticas inauguradas na programação poderão ser vistas até o dia 3 de novembro. Além desta última, inaugurada na quinta-feira, está aberta a coletiva “Centenário Vinicius de Moraes”, com trabalhos de integrantes do Conselho Municipal de Cultura, inaugurada no dia 4 de outubro, com performance e show. A mostra é composta por pinturas, esculturas, objetos e fotografias, criados especialmente para esta exposição.

Ambas poderão ser vistas das 13h às 18h de terça-feira a sábado, e das 13h às 17h no domingo. A entrada é franca. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305. O telefone é 2233-1200. Para mais informações: Disque Turismo - 0800 024 1516.




Programação dos filmes em cartaz