Bom dia!           Segunda 17/02/2020   10:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Prefeitura realiza Encontro de Bem-Estar Animal
Prefeitura realiza Encontro de Bem-Estar Animal

02/10/2013 - 19:20 - Em comemoração ao Dia Mundial dos Animais (4/10), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará o Encontro de Bem-Estar Animal. Serão três dias de eventos, que começarão nesta quinta-feira (3/10), às 20h00, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Na ocasião haverá uma palestra da veterinária Vivien Morikawa, gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba (PR), que falará sobre a Rede de Proteção Animal de sua cidade.

Na sexta-feira será a vez das crianças. Em uma parceria com a Secretaria de Educação, vai ser exibido o filme “Fulaninho, o cão que ninguém queria”, para os alunos da rede municipal de ensino, no Cine Humberto Mauro, do Centro de Cultura. E no sábado (5/10), haverá a I Pet Petrópolis, que promete ser a maior feira de adoção de cães e gatos da cidade, na Praça Dom Pedro, a partir das 10h.

“Estamos realizando importantes avanços na área do Bem-Estar Animal. Precisamos envolver a sociedade civil para continuarmos avançando”, afirmou a veterinária chefe do Núcleo do Bem-Estar Animal, Rosana Portugal. A veterinária convida todos os protetores de animais e ongs a participarem do I Pet Petrópolis.

Segundo Vivien Morikawa, a ideia de sua palestra “Avanço e Desafios da Rede de Proteção Animal de Curitiba” é apresentar quais são as atividades da rede, criada em 2009 e que se baseia no tripé educação, controle populacional e fiscalização. Para que haja sincronia entre esses itens, a veterinária explica que a Secretaria desenvolve uma gestão compartilhada, envolvendo a Prefeitura, veterinários e sociedade (principalmente as ongs e os protetores de animais). “É importante o envolvimento de todos esses atores, porque a saúde do animal passa pela conscientização de toda a sociedade”, assegurou.  
 
O filme que será exibido para as crianças é do Instituto Nina Rosa, de São Paulo, e conta a história de um cão abandonado. Com 20 minutos de duração, o curta-metragem objetiva conscientizar as crianças sobre a guarda responsável de animais domésticos e controle populacional desses animais para evitar futuros abandonos.

Os interessados em participar do I Pet Petrópolis podem ligar para o Núcleo do Bem-Estar Animal, cujo telefone é 2246-9140 ou enviar um e-mail para rosanaportugal@petropolis.rj.gov.br.

Programação dos filmes em cartaz