Bom dia!           Sbado 27/04/2024   10:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Petrópolis comemora o Dia Internacional do Idoso
Petrópolis comemora o Dia Internacional do Idoso
01/10/2013 - 19:25 - Em 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Estatuto dos Idosos. Era 1° de outubro. Por isso, nesta data é comemorado o Dia Internacional do Idoso. O Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa (CMDDPI), com o apoio da Prefeitura, realizou uma grande festa no Centro Educacional Terra Santa, no Valparaíso. O evento contou com a participação dos corais Protempore e do Colégio Gunnar Vingren. A comemoração teve como tema a frase do aluno do 7° ano da Escola Municipal Dr. Paula Buarque, Gustavo de Almeida Lopes: “Velho não sou, velho serei, enquanto não sou velho, respeito darei.”

Para o procurador-geral do município, Marcus São Thiago, que representou o prefeito Rubens Bomtempo na confraternização, o apoio ao idoso, além de ser uma obrigação legal é um compromisso moral. “Não podemos nos esquecer que os idosos colaboraram para a construção do nosso país, temos o dever moral de apoiá-los e auxiliá-los no que for preciso”. E, complementou: “A Prefeitura assumiu o compromisso de construir, junto com o Conselho de Defesa da Pessoa Idosa, políticas públicas que ajudem a garantir a qualidade de vida de todos os petropolitanos que estão na ‘melhor idade’.”

Segundo o presidente do CMDDPI, Gabriel Archanjo Weinem, que também é membro da Associação dos Aposentados e Pensionistas do INSS de Petrópolis, a interação entre os idosos é fundamental para que haja sempre avanços na defesa dos seus direitos. “Muitas vezes os idosos ficam isolados em casa. Por isso, eventos como este são fundamentais, aqui as pessoas se encontram, discutem, dão sugestões e também se divertem”, afirma. Erundina Simas Weinem, esposa de Gabriel, conta que apesar de não fazer parte do Conselho, está sempre auxiliando o marido na luta pelos direitos dos idosos. “Muitas vezes eu atendo o telefone, anoto recado, participo das reuniões. Acho muito importante a atuação do Conselho. Meu marido sabe que sempre pode contar comigo”, afirma.

Durante o evento, cinco idosos receberam homenagens: Lydie Mercaldo, Silvio Alfredo Carneiro, Nilton Costa Pereira São Thiago, Pedentrina de Araújo Fernandes e Lore Patzak Calegari. Considerados exemplos de cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento de Petrópolis, todos os cinco continuam atuantes. A arquiteta Lore Calegari, por exemplo, é a funcionária mais antiga da Prefeitura. “Entrei para a Prefeitura dia 22 de abril de 1970. Fui contratada como engenheira, no departamento de cálculos estruturais”, conta a funcionária da Secretaria de Obras. Lore nasceu em Viena e veio para Petrópolis com três anos. “Na Áustria, as crianças praticam o alpinismo assim como as daqui jogam futebol. Então, desde pequena me interessei em escalar montanhas. Acabei fazendo pós-graduação em contenção de encostas”, explica.

O evento também contou com o apoio da Secretaria de Educação, Gabinete do Prefeito, Secretaria de Habitação, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, INPAS, Instituto Emanuel, Lar São João de Deus, Rotary Club Itaipava, Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Terapias Integradas de Petrópolis e Universidade Católica de Petrópolis (UCP).



Programação dos filmes em cartaz