Boa noite!           Sbado 02/03/2024   02:55
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Arte Sempre > Arte Sempre - Arte é Sempre Fato Social por Renata Pertot
Arte Sempre - Arte é Sempre Fato Social por Renata Pertot

Arte é sempre fato social. A experiência artística é relação transitiva que implica identificação ideológica entre subjetividades. Não existe Arte individual. Avatar Moraes (1933- 2011).

Para começar a primeira coluna de ARTE, Sempre!, a frase acima do pensador e artista brasileiro Avatar Moraes, caiu como uma luva.  Fazer Arte ou fruir Arte é um processo social.  Não chegamos a lugar algum sozinhos.  Muito menos conseguimos construir qualquer trajetória tanto pessoal quanto profissional sem contato com as pessoas. Arte é expressão. Arte é sentimento. Arte é trabalho. Arte é desejo. E nada disso se faz sozinho. Mesmo na solidão de um atelier, o artista diante de seu trabalho, não está fazendo isso sozinho. Carrega consigo toda uma bagagem de saberes que não foram construídos a partir daquele instante e sim num processo, numa trajetória. A construção do pensamento é em si um processo. 

Muitas vezes as influências não estão absolutamente expostas, são nuances. Em outras vezes, a realidade é tão intensa que deixa marcas tão profundas que mesmo o artista tentando não pensar nisso, ela aparece acintosamente em seu trabalho. De maneira poética, lúdica ou não, mas está lá. Posso citar um exemplo que me marcou profundamente. A queda das torres gêmeas nos Estados Unidos foi algo tão marcante que não consegui deixar de ir para o atelier e de lá sair só quando um conjunto de trabalhos tinha sido realizado. Catarse total.  

Quando estamos diante de uma obra artística e simploriamente decidimos se gostamos ou não gostamos, não o fazemos sós. Mas sim através dos olhares, ou da falta deles, de toda uma sociedade que nos impõe suas vontades, suas visões, sua história. O artista tenta subverter essa ordem, mas realmente não o faz sozinho. Tem algo de cada um de nós em cada obra produzida. E não só no dia de hoje, mas através dos tempos. A Arte produzida agora é fruto das civilizações que nos antecederam e marcará a caminhada futura.

Caramba! Será que imaginamos isso tudo quando estamos naquele instante de contemplação?

Até a próxima, 

Renata Pertot
Programação dos filmes em cartaz