Bom dia!           Tera 19/03/2024   06:05
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Em Dia Com a Saúde

Rita Cassia Ravaglia Campos com formação em Medicina no ano de 1988, especialista em Geriatria-Gerontologia e Medicina Intensiva com profundo respeito pelas questões do idoso por entender que nascer é uma possibilidade. Viver é um risco. Envelhecer é um privilégio. Transformar depende da vontade e realizar é a responsabilidade de cada um.

13/10/2020 - Luto é o tempo necessário para a mente entender o sentimento de perda que o coração já sente. Neste momento, nós do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrópolis, estamos unindo forças para sobreviver a perda do nosso líder, Sr Gabriel Archanjo Weinem que sempre foi um ícone na luta pelos direitos dos idosos fundando o Conselho aqui no município. 
Vitaminas são substância orgânica que os alimentos fornecem em pequena quantidade para assegurar a saúde normal.
A osteoporose é um distúrbio do metabolismo do osso onde há diminuição de densidade mineral óssea, com deterioração da microarquitetura óssea, levando a um aumento da fragilidade esquelética e do risco de fratura[i].
VELHICE E DOENÇA É A MESMA COISA: Isto é uma inverdade, pois a maioria das doenças não escolhe idade para aparecer. Pode-se entender que o idoso esteja mais susceptível a certas doenças, pelo fato de ter tido tempo de vida para ter contato com mais microorganismos e ter desenvolvido, ao longo dos anos, algumas patologias. É importante ressaltar que o envelhecimento promove algumas perdas, mas estas geralmente não ultrapassam o limite da incapacidade.  
O sono é um estado ativo, reversível e cíclico necessário para a sobrevivência. Com o envelhecimento, o centro responsável pela regulação do sono será modificado e este será menos consistente.
Este tema contempla uma discussão abrangente envolvendo o idoso, o cuidador, a família e a sociedade sobre sua repercussão na independência/autonomia e as implicações emocionais na vida dos idosos. Sabe-se que alguns fatores precipitam as quedas como idade mais avançada, diminuição da densidade mineral óssea (osteoporose), déficit cognitivo, acuidade visual diminuída, antecedentes de quedas e presença de doença crônica específica.
Este tema é bastante complexo e delicado, pois implica em penetrar no silêncio das famílias dos idosos violentados. O cenário da agressão ou da falta de proteção se apresenta como uma mistura de sentimentos e valores que culminam na defesa do agressor. O idoso, vítima de violência, sente-se permanentemente ameaçado, sendo incapaz de se defender para garantir sua segurança e desconhece os equipamentos sociais de proteção contra estaviolência.
Programação dos filmes em cartaz