Boa noite!           Terça 19/03/2024   00:28
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde do Idoso
Roda de Conversa pela Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Realizada no dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o CMDDPI - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o Fórum Permanente em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a UNIFASE se uniram em parceria realizaram a Roda de Conversa para debater este tema.

A Roda de Conversa foi através do Canal do youtube da UNIFASE que abaixo disponibilizamos o vídeo.
25/03/2020 - 08:16 - Como programado e divulgado pela prefeitura, teve início às 9h desta quarta-feira (25.03) a campanha de vacinação pelo Drive Thru em dois pontos estratégicos da cidade. Equipes de vacinação estiveram presentes no Quitandinha e Parque Municipal de Itaipava, imunizando idosos contra a gripe.
22/03/2020 - 13:05 - Segundo informações ele seria morador de Duque de Caxias e estaria perdido em Itaipava. Informações foram divulgadas em redes sociais.Uma operação foi realizada na manhã deste domingo (22.03) em Petrópolis na busca de um idoso, morador de Duque de Caxias, que estaria perdido em Itaipava.
15/01/2020 - 08:20 - O especialista em longevidade Sergio Serapião defende a implantação de políticas públicas que visem a criação de oportunidades de trabalho, empreendedorismo e voluntariado para seniores, em vez de adoção de idosos.
26/04/2019 -   Um dia especial para o cuidado da mulher na terceira idade, é o que a Secretaria de Saúde vai promover no próximo dia 30 de abril, quando se comemora o Dia Nacional da Mulher Idosa. Atividades diversas de promoção e manutenção da saúde serão oferecidas no Centro Poliesportivo Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade – 269. Essa é a primeira edição do evento, que será gratuito e aberto ao público.

19/03//2019 - Pessoas com Alzheimer, Mal de Parkinson, epilepsia, autistas e idosos e outros em situação de vulnerabilidade terão direito a receber do Governo do Estado uma pulseira de identificação. 
18/07/2017 - 15:57 - Com uma população de quase 100 mil pessoas englobando idosos e pessoas com deficiência no município, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) vai regulamentar novas vagas de estacionamento voltadas a este público. Hoje são 47 vagas demarcadas para deficientes, por exemplo, acima do estipulado pela legislação, mas a companhia crê que esta quantidade é insuficiente assim como as 52 vagas reservadas ao idosos.
30/06/2017 - 15:26 - Há pouco mais de 10 anos um pequeno grupo de ginástica foi criado dentro do Posto de Saúde da Família (PSF), no São Sebastião, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos que frequentavam o local. Apesar das dificuldades encontradas durante esse tempo, o trabalho seguiu e hoje são 60 alunos atendidos pelo projeto.
23/06/2017 - 16:14 - Boa música e comidas típicas marcaram o primeiro Arraiá do ‘Baila Comigo’, realizado nesta sexta-feira (23.06) no Centro de Cidadania em Itaipava. O projeto voltado para o público da melhor idade promove bailes mensais e já se tornou um grande sucesso com média de participação de 70 pessoas por encontro.
31/03/2017 - 18:08 - As dúvidas sobre a vacinação na terceira idade foram esclarecidas em palestra realizada no Instituto da Previdência e Assistência Social do Servidores Público do Município de Petrópolis (INPAS). As informações sobre o tema foram dadas pela enfermeira Denise de Freitas Marcelo, do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde. A iniciativa faz parte das atividades do projeto Café com Sabedoria, voltado aos aposentados e pensionistas do instituto. 

Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:  

- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?

Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não".
... 
28/10/2014 - 16:00 - A quarta-feira (29/10) será animada para o público da terceira idade: a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) promove uma grande baile para a Terceira Idade, no distrito de Pedro do Rio.
22/09/2014 - 17:09 - Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), promove a Semana da Pessoa Idosa. 

O INSS - Instituto Nacional do Seguro Social prorrogou para o dia 31 de dezembro o prazo para aposentados e pensionistas realizarem a renovação de senha nas instituições financeiras. Também conhecido como ‘prova de vida’, este é um procedimento operacional que serve para conferir e validar os dados do beneficiário do INSS, visando garantir o pagamento de seus direitos. A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN explica como realizar este procedimento, mas lembra que é preciso ficar atento aos alertas de convocação dos bancos.

17/12/2013 - 17:47 - Petrópolis é o único município do Estado a participar da comissão de trabalho que ficará responsável por elaborar o fluxo de encaminhamento das denúncias de violência contra o idoso.

.

27/09/2013 - 09:02 - Primeiro de outubro é o Dia Internacional do Idoso. Para homenagear essa parcela da população, que já soma 43 mil pessoas em Petrópolis, segundo dados do Ministério da Saúde, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), em parceria com a Prefeitura, realiza uma programação especial. 

25/09/2012 - A mensagem que desejamos passar é a que o idoso pode envelhecer sendo útil, fazendo atividades. Queremos mostrar que Petrópolis tem vários grupos em que os idosos podem participar. Acreditando nisso, o CMDDPI – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com as Secretarias de Governo e outros parceiros da Sociedade Civil, através de uma comissão de organização, elaborou programação abaixo que tem como objetivo dar destaque a todas as atividades desenvolvidas na semana do idoso.
20/09/2012 - 17:26 - A Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Obras e Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), iniciou nesta quinta-feira (20) a instalação das 10 primeiras academias públicas de ginástica voltadas para a Terceira Idade.

Certas informações são fundamentais e necessárias para melhor qualidade de vida previnindo assim o aparecimento de doenças, e que quando adotadas como hábito de vida, levam a resultados benéficos para sua vida física e emotiva.
Aqui no Netpetropolis você que faz parte da melhor idade, vai encontrar mensalmente informações de profissionais dedicados a trazer a você tudo o que precisa saber para ter uma vida melhor.

O processo de envelhecimento está relacionado a muitas variáveis que os estudiosos ainda não conseguiram relacionar e entrar em um consenso.
Existem várias teorias que vão desde o processo de degradação da célula por seus múltiplos processos de divisão, até aos radicais livres.
Programação dos filmes em cartaz