Boa tarde!           Quarta 19/09/2018   13:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes
Primeira Edição Edições anteriores
17/09/2018 - 17:47 - Petrópolis abre, nesta terça-feira (18.09), a Serra Serata, às 19h, no Palácio de Cristal. A solenidade da Festa Italiana vai contar com uma apresentação especial do Coral Municipal de Petrópolis, às 20h. Durante toda a noite, o público vai poder entrar no clima da cultura italiana com a presença de um gondoleiro nos jardins do palácio e ainda barracas com as delícias da comida típica. A festa vai até o domingo (23.09), com extensa programação cultural, com destaque para a apresentação da cantora italiana Mafalda Minnozzi, na sexta (21.09). A entrada é gratuita.
16/09/2018 - 09:11 - Massas, nhoques, embutidos, molhos e muitas das delícias que fazem parte do dia-a-dia e da tradição dos italianos estarão em destaque na Serra Serata, que começa nesta terça-feira (18.09) e vai até domingo (23.09). Realizada no Palácio de Cristal, a festa vai contar não só com as delícias da culinária típica, mas também programação cultural, com atrações musicais, de teatro e contação de história, além de artesanato. Depois de passar por homenagens às culturas alemã e japonesa, Petrópolis, com 115 mil descendentes italianos, exalta agora os costumes desse povo e transforma um dos seus principais pontos turísticos em uma verdadeira “piazza italiana”.
11/09/2018 - 16:50 - O Palácio de Cristal já começa a dar vida à Serra Serata, que começou, nesta terça-feira (11.09) a montagem das barracas que vão vender as delícias da culinária italiana. Os preparativos para a festa, que vai de 18 a 23 de setembro, já estão a todo vapor. Serão seis dias de mergulho na cultura e costumes do povo italiano, não só com a gastronomia – que, claro, é um dos destaques, mas também com uma programação cultural, incluindo, principalmente, muita música.
03/08/2018 - 12:44 - Primeira técnica mulher à frente da seleção masculina de judô, a japonesa Yoko Fujii é uma das atrações mais esperadas desta edição do Bunka-Sai pelos amantes do esporte. A festa da cultura japonesa traz para Petrópolis a faixa preta na arte marcial para uma demonstração de “Tokui-waza”, ou seja, de sua técnica preferida na língua dos atletas, neste sábado (04.08), às 17h, no Palácio de Cristal. A ocasião ainda vai contar com a participação do judoca petropolitano Matheus Domingos Moreira. A imigração japonesa, que completou 110 anos em 2018 e também é uma das comemorações do Bunka-Sai, foi o pontapé inicial do surgimento do judô no Brasil.
Agosto de 2018 - A programação do mês de agosto da Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram/MinC) está recheada de bons contos e muitas comemorações, além de exploração do acervo e oficinas criativas que estimulam a leitura infantil, a Biblioteca irá comemorar a Semana do Folclore, e o Dia Nacional das Artes. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
01/08/2018 - 20:51 - Petrópolis abriu, na noite desta quarta-feira (1º.08) mais uma edição do Bunka-Sai, a festa que homenageia a cultura japonesa. Com mais de 40 atrações na programação, o evento vai contar com comidas típicas, danças folclóricas, gincanas, oficinas, artes marciais e música, no Palácio de Cristal, até domingo (05.08). A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Bernardo Rossi e do cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino, além do vice-cônsul cultural, Eiji Takeya, e representantes da Associação Nikkei de Petrópolis.
01/08/2018 - 14:14 - Um dos maiores eventos de verão no Japão, o Festival Bon Odori é conhecido por sua dança típica. Com mais de 600 anos de tradição, Petrópolis vai sentir um pouco da energia dessa festa durante toda a programação do Bunka-Sai, que vai até domingo (05.08) no Palácio de Cristal. As apresentações da dança folclórica são promovidas pela Associação Nikkei de Petrópolis e o público será convidado a vestir um yukata – o kimono de verão – e entrar na dança junto com os japoneses e descendentes. Nesta quinta-feira (02.08), a atração encerra a programação cultural do dia às 19h.
27/07/2018 - 09:25 - No próximo dia 07 de agosto, terça-feira, terá início a Semana da Cultura do Japão, sediada na Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial. A semana inicia no dia 07 e se estende até o dia 11 com diversas atrações para os interessados. O evento, de realização da Associação Nikkei de Petrópolis, é gratuito e aberto ao público.

Para iniciar a programação, no dia 07, às 15h, os participantes aprenderão a fazer bonecas de papel na oficina ministrada por Marília Nakamura. Em seguida, às 18h, haverá o Concerto de Violinos do Centro de Artes Suzuki. O método Suzuki consiste em ensinar a tocar instrumentos musicais, criado por um japonês, Shinichi Suzuki.
27/07/2018 - 16:57 - Os distritos estarão movimentados neste fim de semana com atrações em Itaipava e também em Nogueira. No Parque Municipal, o Festival Sesc de Inverno promete levar muita diversão para a toda a família e ainda grandes shows, como da rockeira Pitty e da banda Jota Quest. Já na Praça de Nogueira, continua a programação da Festa de São Cristovão, com barraquinhas, atrações musicais, como a apresentação da do sertanejo Lucas Israel e dos grupos Tribo de Gonzaga e Segredo Novo, além de atividades para as crianças. Toda programação é gratuita, exceto os shows no parque, que terão cobrança do Ingresso Social: um quilo de alimento não perecível.
27/07/2018 - 17:01 - A montagem para o Bunka-Sai já está a todo vapor no Palácio de Cristal. A festa da cultura japonesa, que este ano acontece entre os dias 1º e 5 de agosto, vai contar com 10 barracas, com comida típica e produtos japoneses, além de uma programação cultural com mais de 40 atividades, como danças folclóricas, shows de música japonesa, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, além de artes marciais, palestras, Festival de Cosplay, entre diversas outras. A entrada é gratuita.
22/07/2018 - 08:22 - Em 1897 chegava em terras petropolitanas um grupo da representação diplomática do Japão. Era o primeiro contato oficial do país oriental não só com a cidade, mas também com o Brasil. A delegação definiu os rumos dos nikkeis por aqui. O encantamento do terceiro ministro na época, Fukashi Sugimura...
19/07/2018 - 11:00 - Uma pausa no corre-corre cotidiano para ouvir história, sentir o corpo e refletir sobre o tempo. Essa é a proposta da oficina “Corpinho poético”, que as educadora e escritoras Danielle Borges, e a pedagoga, escritora e contadora de histórias, Helena Lima, ministram no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, durante o Festival Sesc de Inverno 2018. A atividade, gratuita, acontece no dia 21/7 (sábado), às 11h.
26/07/2018 - 16:27 - Os sabores dos produtos gastronômicos de Secretário serão o destaque de mais uma edição do AgroSerra – Da Roça ao Prato, que vai ocorrer nesse fim de semana em Secretário. Com uma expectativa de público de 10 mil visitantes nos três dias de evento - sexta (27), sábado (28) e domingo (29), o AgroSerra contará também com oficinas gastronômicas, degustação e harmonização de vinhos e apresentação teatral.
13/07/2018 - 15:59 - Cerca de 90% da programação é gratuita e o público não precisa garantir ingresso, incluindo Maria Rita e Os Paralamas do Sucesso, na Praça do Suspiro (Nova Friburgo), Frejat e Leoni, na Praça Olímpica (Teresópolis), e Pitty e Jota Quest, no Parque de Exposições de Itaipava (Petrópolis).
08/07/2018 - 07:22 - O Festival Sesc de Inverno 2018 foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (4/7) para a comunidade petropolitana em evento de pré-lançamento no Sesc Quitandinha. A instituição reuniu jornalistas, autoridades e artistas para mostrar um pouco do que o público encontrará de 20 a 29 de julho na cidade.
Julho de 2018 - A programação do mês de julho da Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/IbramMinC) está recheada de bons contos, além de exploração do acervo e oficinas criativas que estimulam a leitura infantil. Desta vez, a comemoração será ao Dia dos Avós. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. 
03/07/2018 - 09:32 - O Parque Municipal, em Itaipava, começa a receber nesta terça-feira (03.07) a montagem da estrutura para a Jugendbauernfest, que começa nesta quinta-feira (05.07) e vai até domingo (08.07). Depois do sucesso da 29ª edição da Bauernfest, que terminou neste domingo (1º.07), a festa continua nos distritos com uma programação que vai desde danças folclóricas e comidas típicas alemãs à sucessos nacionais, como a banda Blitz e o forró da Rastapé. O evento também terá como foco a homenagem aos colonos alemães, mas misturando as tradições germânicas com a atualidade. Por isso, bandas reconhecidas na cidade, como Tokaia, além de DJs e atrações voltadas também para as crianças complementam a programação. A entrada é gratuita.
25/06/2018 - 16:08 - Mais de 150 mil pessoas passaram pela 29ª Bauernfest neste primeiro fim de semana da Festa do Colono Alemão. A alegria da cultura germânica invadiu o Centro Histórico e fez dele um verdadeiro burgo alemão com os espaços oficiais do evento, como o Palácio de Cristal, lotados. O que se via pelas ruas eram turistas e petropolitanos no clima alemão, vestindo adereços típicos da festa e canecas de chope nas mãos. 
25/06/2018 - 17:38 - O primeiro fim de semana da 29ª Bauernfest movimentou a cidade com a vinda de mais de 450 ônibus e vans de turismo no sábado e domingo (23 e 24.06), superando a expectativa prevista para todos os 10 dias de festa. Desde sexta-feira, o entorno do Palácio de Cristal e demais pontos da festa estiveram lotados e, mesmo com o grande fluxo de veículos na cidade, às mudanças de trânsito efetuadas pela CPTrans garantiram aos mais de 150 mil visitantes da festa acesso à Bauern com tranquilidade.
25/06/2018 - 17:36 - O sucesso da 29ª Bauernfest foi refletido também no primeiro desfile folclórico desta edição, que foi acompanhado por mais de 10 mil pessoas pelas ruas do Centro Histórico na manhã deste domingo (24.06). Representantes do Clube 29 de Junho, grupos de dança alemã, famílias descendentes dos colonos, bandas e atores percorreram da Rua da Imperatriz até o Palácio de Cristal levando a alegria da cultura germânica para o público, formado por turistas e petropolitanos. A festa ainda vai contar com outro desfile folclórico, no próximo domingo, 1º de julho, além do Desfile de Luzes, no feriado do Dia do Colono, 29 de junho.
25/06/2018 - 17:10 - Para quem não conseguiu curtir as atrações dos primeiros dias da 29ª Bauernfest, a programação continua também durante a semana. Bandas de música alemã, grupos folclóricos, além dos tradicionais concursos de chope a metro e do chapéu mais enfeitado deixam o burgo alemão agitado. Os palcos do Palácio de Cristal, do Biergarten, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), e o da Praça da Liberdade abrem no período da noite, mas o movimento começa cedo, já que as barracas funcionam todos os dias a partir de 10h.  A festa vai até o dia 1º de julho e o último fim de semana vai contar com atrações durante todo o dia. 
19/06/2018 - 17:10 - O Museu Casa do Colono espera aumentar o número de visitantes durante a 29ª Bauernfest, a festa que homenageia os imigrantes germânicos que ajudaram a construir a cidade. Com o lema "é brincando que se aprende", o atrativo segue com uma programação especial para o período do evento, de 22 de junho a 1º de julho, com atividades culturais que integram o Programa Educativo “Divirta-se conhecendo o Museu Casa do Colono”. Mediante agendamento, grupos e escolas terão a oportunidade de conhecer o museu através de uma visita lúdica, com o uso de “contação” de histórias. A visitação é gratuita e ao final o público ainda recebe um brinde de lembrança com o tema da Bauernfest.
25/06/2018 - 17:34 - Mais de 200 atrações farão parte da programação da 29ª Bauernfest, que começa nesta sexta-feira (22.06) e vai até o dia 1º de julho. A Festa do Colono Alemão vai contar com seis palcos: sendo dois no coração do evento, o Palácio de Cristal; dois no Biergarten, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia); um na Praça da Liberdade; e outro no clube Petropolitano. Eles vão receber apresentações musicais e de dança, teatro, além dos concursos. Desfiles, os Jogos Germânicos, oficinas gastronômicas, recreação infantil e contação de histórias completam a programação.
18/06/2018 - 09:49 - A Império é a cerveja oficial da 29ª Bauernfest, que acontece de 22 de junho a 1º de julho no Palácio de Cristal e em diversos outros pontos do Centro Histórico. A Cervejaria Imperial, dona da cerveja, vai patrocinar parte da programação cultural da festa e, em contrapartida, terá sua marca divulgada no evento e será a fornecedora oficial das barracas da Rua Alfredo Pachá e da Praça da Liberdade.

12/06/2018 - 10:27 - Em homenagem ao Dia da Chegada dos Primeiros Colonos Alemães à Petrópolis, dia 29 de junho, sexta-feira, O Museu Imperial oferecerá gratuidade na visita ao Palácio para todos os visitantes.
Junho de 2018 - Em junho, a Biblioteca Rocambole conta com uma programação super divertida para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
11/05/2018 - 11:06 - Mais de 30 mil pessoas devem passar pelo Trono de Fátima neste domingo (13.05), Dia de Nossa Senhora de Fátima e também Dia das Mães. A procissão luminosa, saindo do Teatro Mariano, às 18h, será o ponto alto das celebrações em Petrópolis, que, ao longo do dia, contará com missas especiais entre 8h e 19h, na capela sob o monumento.
07/05/2018 - 17:54 - O grupo Swing e Simpatia fechou com chave de ouro a programação da 29ª Expo Agropecuária, na noite deste domingo (06.05). Ao longo de seis dias de festa, mais de 100 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal, em Itaipava. A estimativa é de que o evento tenha movimentado mais de R$ 3 milhões e gerado cerca de 700 empregos diretos, com os shows, praças de alimentação, parque de diversões e feiras.Comércio e hotelaria em Itaipava e região também comemoram.
04/05/2018 - 11:57 - O sertanejo do João Gabriel, que misturou música atual com clássicos do ritmo, e um dos funkeiros mais animados do Rio, MC TH, fizeram o público adiantar o fim de semana e aproveitar os shows desta quinta-feira (03.05) da 29ª Expo Agropecuária, no Parque Municipal, em Itaipava. As praças de alimentação e o parque de diversões completaram a festa. Mas durante todo o dia o destaque ficou por conta dos julgamentos naExposição Especializada do Cavalo Campolina, dos produtores no Galpão do Produtor Rural e das feiras de produtos artesanais. Até domingo (06.05) a festa continua.
03/05/2018 - 16:02 - A dupla sertaneja Matheus &Kauan e o pagodeiro romântico Dilsinho são as atrações do palco principal desta sexta-feira (04.05), da 29ª Expo Agropecuária. Já no Palco Petrópolis, o público vai poder contar com atrações locais, com as bandas Segredo Novo, A-BR 80’s e Plataforma 16, a partir de 20h30. O evento, que fortalece as raízes rurais da cidade, conta com uma exposição do cavalo Campolina durante todo o fim de semana, além de Galpão do Produtor Rural, feiras de produtos artesanais, praças de alimentação e parque de diversões. A festa, que começou no dia 1º vai até domingo (06.05).
Maio de 2018 - Em maio comemoramos a o Dia do Artista Plástico e a 16ª Semana de Museus, esse ano com o tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Em função disso a Biblioteca Rocambole organizou uma programação especial e imperdível, com todas as atividades gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
02/05/2018 - 19:21 - Servidores municipais podem comprar ingressos da 29ª Expo Agropecuária com desconto. Cada funcionário poderá comprar até 4 entradas promocionais, no ponto de vendas que foi montado na Turispetro, na sede da prefeitura. É possível adquirir os ingressos em dinheiro ou cartão de crédito. Estão sendo vendidos ingressos com desconto para a pista e camarote, dos dias 04.05 (Matheus & Kauan e Dilsinho) e 05.05 (Maiara & Maraisa e Gustavo Mioto). É necessário que o servidor apresente o contracheque no ato da compra.
02/05/2018 - 19:26 - A festa conta com Galpão do Produtor Rural, exposições de cavalos e parque de diversões. Próximo show fica por conta do sertanejo João Gabriel e o funkeiro MC TH. O sertanejo Michel Teló abriu os grandes shows da 29ª Expo Agropecuária, nesta terça-feira (1º.05), feriado em comemoração ao Dia do Trabalhador. 
30/04/2018 - 08:01 - Uma das festas mais aguardadas pelos petropolitanos começa nesta terça-feira (1º.05), feriado do Dia do Trabalhador. A 29ª Expo Agropecuária abre em grande estilo, com show do sertanejo Michel Teló e do grupo gospel Sarando a Terra Ferida, com entrada gratuita. Até o dia 06 de maio, o Parque Municipal, em Itaipava, além de grandes apresentações, vai fortalecer a tradição rural da cidade, com exposição de cavalos, Galpão do Produtor Rural com produtos artesanais, turismo rural, gastronomia, além de parque de diversões. 
30/04/2018 - 17:53 - O Palco Petrópolis este ano terá 22 atrações que farão parte da 29ª Expo Agropecuária, com grandes shows que começam nesta terça-feira (1º.05), feriado do Dia do Trabalhador, e vão até domingo (06.05). As apresentações locais vão desde rock a pagode, passando por forró, MPB, entre outros estilos. Na programação estão nomes como as bandas Tokaia, Plataforma 16, Grupo Magia, além de Lucas Israel, Gabriel Silva, entre outros. O primeiro dia e o encerramento terão entrada gratuita.  O evento acontece no Parque Municipal, em Itaipava.
14/04/2018 - 13:01 - Depois do sucesso do Festival Sabores de Verão, que aconteceu de 26 de janeiro a 04 de março deste ano com a participação de vários estabelecimentos do bairro, o Valparaíso Gourmet volta a promover mais um festival, desta vez o Festival Sabores de Outono, de 13 de abril a 13 de maio. 
15/04/2018 - 09:16 - O aumento no movimento de turistas nas festas de Petrópolis, que vem sendo sentido desde o ano passado, como na Bauernfest e, principalmente, no Natal Imperial, cria a expectativa de que, o primeiro grande evento de 2018: a 29ª Expo Agropecuária, siga a mesma tendência. O trade turístico da cidade já vem se movimentando para divulgar a festa e a Turispetro está incentivando que hotéis, pousadas e hostels criem descontos e promoções para o período do evento, que vai do dia 1° a 6 de maio, no Parque Municipal, em Itaipava.
11/04/2018 - 14:41 - A Deguste, tradicional feira de cervejas artesanais petropolitana, recebe uma edição especial em abril. Com três dias, a feira contará com a presença de mais de 300 visitantes no domingo, que virão a Petrópolis para a 11ª Convenção de vendas da Schultz, uma das maiores operadoras de turismo do país. Durante o dia, serão apresentadas várias surpresas, além de videomapping, que projeta imagens na Câmara dos Vereadores. Após a Deguste, será realizada a abertura oficial do evento, no Palácio de Cristal.
06/04/2018 - 13:46 - A cerimônia do Prêmio Maestro Guerra-Peixe, que chega à sua nona edição este ano, acontece na próxima terça-feira (10.04), a partir de 20h, no Theatro D. Pedro. Principal prêmio de cultura do interior do estado, ele contempla os petropolitanos ou moradores da cidade que mais se destacaram na área em 2017. Como tradição, a solenidade de entrega do prêmio aconteceria no dia 18 de março, mas foi adiada em função das chuvas que atingiram a cidade no mês passado. 
Abril de 2018 - A programação do mês de abril da Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) está recheada de boas histórias e comemorações, além da exploração do acervo e oficinas criativas que estimulam a leitura infantil. Desta vez, as obras irão homenagear o Dia Nacional e Internacional do Livro Infantil e o Dia do Índio. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
Março de 2018 - No mês de março, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) homenageia o Dia da Escola, o Dia Mundial da Água, o Dia da Poesia, e a Páscoa. A programação promete muitas novidades para o público infantil. Como de costume, a programação estimulará a exploração do acervo através de oficinas criativas e leituras dinâmicas. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
02/02/2018 - 09:06 - Nesta sexta (2) e sábado (3) a programação cultural do 16 Musical, vai contar com um repertório variado em clássicos da folia. Desta vez, o tema é 16 da Folia que conta ainda com decoração carnavalesca nas ruas Alencar Lima e 16 de Março.
01/02/2018 - 08:16 - Petrópolis já está com seis de seus principais eventos de 2018 publicados no site do Ministério do Turismo. O portal é uma importante ferramenta para divulgar as festas da cidade, já que agências e guias de turismo de todo o país e até mundo afora utilizam o site para programar seus pacotes ao longo do ano, através do Calendário Nacional de Eventos. A ação faz parte do planejamento da Turispetro para o ano, que, este mês, também lançou oficialmente o Calendário de Eventos para todo trade turístico, com mais de 100 festas.
08/02/2018 - 16:55 - Passar o Carnaval em Petrópolis, região serrana, é uma alternativa para quem quer fugir da agitação ou da falta de segurança no Rio de Janeiro. A cidade não contará com desfiles de escolas de samba nesta Festa de Momo, mas terá seus tradicionais blocos populares e eventos promovidos pela Prefeitura na Praça da Liberdade e no Palácio de Cristal. Entre as atrações que prometem atrair grande público, destaca-se a Deguste (Feira de Cervejas Artesanais de Petrópolis) que acontece nos dias 09 (sexta-feira) e 10 (sábado) de fevereiro com uma edição especial: a Deguste CarnaRock!
28/01/2018 - 11:25 - O Carnaval de Petrópolis este ano será aberto em grande estilo com o resgate do tradicional Baile da Cidade, na sexta-feira, dia 9 de fevereiro. Com o tema Veneza, a folia será iniciada com um elegante baile de máscaras em um dos mais tradicionais clubes da cidade, o Petropolitano. Todo glamour tem um motivo especial: o valor arrecadado no evento será revertido para o projeto Morro das Cores, que está sendo realizado no Morro da Oficina, no Alto da Serra. Os ingressos já estão à venda.
09/01/2018 - 14:11 - A semana promete ser animada na cervejaria Bohemia. Além de participar da Feira Deguste, que acontece dias 12 e 13/1, na Praça da Águia, a cervejaria preparou uma programação musical diferenciada para os dias de happy hour no bar e a primeira edição do ano do Rooftop de Verão, que acontece domingo (14), no restaurante.
07/01/2018 - 09:47 - A Deguste - Feira de Cervejas Artesanais de Petrópolis - terá uma edição especialíssima de aniversário nos dias 12 e 13 de janeiro, quando os cervejeiros prometem comemorar muito os dois anos de evento em Petrópolis. A Deguste nasceu em janeiro de 2016 e é hoje o único evento contínuo do setor cervejeiro em todo o estado do Rio de Janeiro. Nestes dois anos, a feira já atraiu um público superior a 80 mil pessoas e promete grandes surpresas para esta comemorativa e primeira edição de 2018.
Janeiro de 2018 - Com o novo ano começando, a Biblioteca Rocambole preparou uma programação imperdível para o mês de janeiro. E, claro, você não pode perder! Além disso, a programação deste mês destina-se a grupos de colônia de férias e a crianças da comunidade em geral que estejam acompanhadas por um responsável.

20/12/2017 - 16:27 - O fim de semana mais esperado de dezembro finalmente está chegando e com ele uma programação especial do Natal Imperial. Na sexta-feira (22.12), o destaque é o Coral Integração com a participação do cantor Agnaldo Rayol, na Igreja do Rosário, e no sábado (23.12), o mundo de sonhos e magia volta a percorrer a Rua do Imperador com o último desfile da Parada Iluminada. No mesmo dia ainda tem todo swing de Fernanda Abreu em grande show no Sesc Quitandinha. Até domingo (24.12), o público vai poder contar também com apresentações musicais, auto de Natal, recreação infantil e contação de histórias.

01/12/2017 - 15:36 - A DEGUSTE - Feira de Cervejas Artesanais de Petrópolis -, fará sua última edição do ano, na próxima sexta-feira (08) e sábado (09) de dezembro. A feira, como sempre, vai contar com diversos rótulos, boa gastronomia e várias atrações musicais. O espaço do evento, na Praça Visconde de Mauá, no Centro de Petrópolis, será uma boa opção também para as confraternizações de final de ano. Vale lembrar que a Deguste reúne, em média, cerca de 4 mil pessoas por edição e tem e entrada gratuita!
02/12/2017 - 10:40 - “O povo está nas ruas para acender as luzes de Natal”, disse o padre Fábio de Melo, que abriu a programação do Natal Imperial em Petrópolis, nesta sexta-feira (01.12). O show levou mais de 10 mil pessoas para a Praça da Liberdade, que durante toda a festa – até o dia 06 de janeiro - passa a se chamar Vila Imperial. Foram duas horas de muita música, emoção e mensagens de fé. Antes, foi inaugurada, no Palácio Sérgio Fadel, a iluminação especial da cidade, com milhares de lâmpadas em árvores e prédios públicos, o que destacou ainda mais o clima natalino no primeiro dia de programação.
Dezembro de 2017 - Em dezembro, mês do Natal, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) promete uma programação animada que estimulará os pequenos a explorarem o delicioso mundo da leitura através de oficinas criativas e histórias divertidas. A Biblioteca trará o espírito do Natal já no inicio do mês, com leituras super divertidas e oficinas criativas. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
28/11/2017 - 17:11 - Vila Gastronômica vai funcionar todos os dias, de 9 a 23 de dezembro, entre 9h e 18h, com muita Música, Gastronomia e Exposição de Carros Antigos. O principal polo de modas de Petrópolis já está preparado para receber moradores e turistas neste fim de ano e está integrado ao Natal Imperial. Lojas e calçadas da Rua Teresa foram decoradas com árvores de Natal, Papais Noéis, Soldadinhos de Chumbo, e todo tipo de Decoração da Época mais Lúdica do Ano.
17/11/2017 - 18:12 - Escondido entre as montanhas de Secretário, em Petrópolis, com temperaturas amenas e cercado de verde, está o Le Coq Bar e Bistrô, inaugurado em outubro. Um dos locais mais pacatos e bucólicos da Região Serrana, traz entre as sinuosas estradas um refúgio também para quem busca sabor e sofisticação. O cardápio da casa é assinado pelo chef Dann Mattos, que aposta em variadas versões de massas e risotos para combinar com as baixas temperaturas da Serra.
22/11/2017 - 20:16 - As cores natalinas e a decoração especial dão o tom da programação desenvolvida para o natal deste ano na Rua 16 de Março e Alencar Lima. A “16 Encantada”, será uma comemoração especial da época que mais movimenta o comércio. Desde a última quinta-feira, a magia natalina já faz parte da rua que começa a tomar forma com as belezas da festa esperada durante todo o ano.  
13/11/2017 - 10:50 - A Prefeitura vai manter um plantão especial nesta quarta-feira (15.11), feriado de Proclamação da República por conta das famílias do Contorno e a atual situação da BR-040, na altura do Km 81, onde uma cratera engoliu uma casa na última terça-feira (06.11). São 60 agentes da Defesa Civil de prontidão, além de equipes da Assistência Social, CPTrans e Guarda Civil mobilizadas para realizar atendimento a qualquer hora– além das equipes que já atuam no local e serão mantidas no feriado.
10/11/2017 - 09:45 - A partir deste sábado (11/11) Petrópolis estará ainda mais saborosa com o início da 17ª edição do Petrópolis Gourmet, o principal evento de gastronomia da Serra Fluminense. Até o dia 20 de novembro os 45 restaurantes participantes oferecerão menus valorizando produtos que eram consumidos na região ainda durante o século XIX, revisitando pratos que vieram para o Brasil junto com a colonização europeia, numa grande celebração do tema “De Volta às Origens”.
10/11/2017 - 18:25 - Compartilhar. Essa é a palavra que vai definir o Natal Imperial deste ano. Compartilhar magia, compartilhar sonhos, e espalhar o clima natalino para toda a cidade. Em uma parceria entre prefeitura e iniciativa privada, Petrópolis recebe, de 1° dezembro a 06 de janeiro, uma grande festa, com shows, corais, teatro, desfiles e iluminação especial. A programação e decoração estarão não só no Centro Histórico, como também será expandida para os distritos, com apresentações em comunidades, uma árvore flutuante, de 15 metros no Lago do Quitandinha e enfeites nas praças de bairro. Quem abre a festa é o Padre Fábio de Melo, com um grande show na Praça da Liberdade, no dia 1º de dezembro, às 19h.
28/11/2017 - 15:29 - Começa nesta sexta-feira (1/12), a partir das 10h, a venda para o público em geral de ingressos para o Natal Sesc Quitandinha, evento repleto de atrações socioculturais que o Sesc RJ realiza de 8 a 24 de dezembro em Petrópolis. Os associados do Sesc RJ terão exclusividade e poderão, já a partir desta quarta-feira (29/12), às 10h, adquirir as entradas pelo Tickets For Fun, onde ficarão à venda para ambos os públicos.
08/11/2017 - 09:42 - Petrópolis vai celebrar o Natal com uma programação especial com desfiles, corais, shows e uma iluminação especial no Centro Histórico e distritos, como Itaipava.
Novembro de 2017 - A Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) está com o calendário recheado de novidades para o mês de novembro, que comemora o Dia Nacional da Cultura, Dia Nacional da Língua Portuguesa, Dia do Inventor e Dia da Consciência Negra. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
30/10/2017 - 16:47 - A prefeitura abriu licitação para escolha da empresa que vai ficar responsável pela montagem da iluminação de Natal, uma das ações do Natal Imperial, programação que será realizada de 1º de dezembro a 6 de janeiro. O teto da licitação é de R$ 2,5 milhões, mas a expectativa é de que – conforme todas as licitações realizadas este ano pela prefeitura - o valor seja menor. O pregão, presencial, vai ser realizado dia 13 de novembro, às 10h, no Centro Administrativo da Barão do Rio Branco.
09/10/2017 - 18:32 - Na Semana da Criança o Grupo Faz de Conta lança o projeto especial no Museu Casa do Colono com apresentações interativas sobre a importância dos colonos na história de Petrópolis. Apresentado uma vez por mês dentro do trabalho educacional do museu, o projeto Minha cidade tem História para contar agora tem programação especial e ampliada no atrativo com mais de 30 apresentações até dezembro. A atividade, que começa nesta terça-feira (10.10), é uma das 14 contempladas na seleção de projetos culturais financiados pelo Fundo Municipal de Cultura.
14/09/2017 - 15:56 - Petrópolis é uma cidade de muitas histórias, cuja origem se mescla da união de muitos povos em suas características descritas. Através de seus primeiros tempos, imigrantes diversos começaram a marcar espaços e bairros, tornando-se a base dos cidadãos que hoje aqui habitam, muitos com sangue advindo de seus ascendentes europeus.
14/09/2014 - 14:43 - Em setembro, o Museu Imperial/Ibram/MinC participará da 11ª Primavera dos Museus, que ocorre ente os dias 19 e 24. O evento acontece todos os anos no início da estação e envolve instituições museológicas de todo o país. O tema abordado este ano será “Museus e suas memórias” e trará atividades diferenciadas para o público.
31/08/2017 - 09:52 - A Festa Literária da Serra Imperial – FLISI começa a sexta-feira com visita guiada à exposição “Quarup”, baseada na obra de Antônio Callado, às 9h30, na Casa da Educação Visconde de Mauá.  Às 11h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, o público poderá participar da visita guiada à exposição “A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas”, seguida de oficina criativa sobre o autor.
30/08/2017 - 10:26 - Na quinta-feira, dia 31 de agosto, a Festa Literária da Serra Imperial - FLISI, realizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, oferece excelentes atrações para o deleite dos amantes da cultura. A programação começa às 11h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, com a inauguração da exposição “A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas”, com fotos do acervo da Biblioteca Nacional associadas às poesias do grande escritor, seguida de oficina criativa sobre o autor. 
18/08/2017 - 16:05 - Depois de celebrar a cultura japonesa, com o Bunka-sai, Petrópolis se entrega à influência italiana – presente em seus mais de 115 mil descendentes de imigrantes – com a Serra Serata, A Festa Italiana de Petrópolis. De 26 de setembro a 1° de outubro, o Palácio de Cristal vai se transformar em uma verdadeira piazza italiana valorizando a cultura, costumes e, claro, a gastronomia reconhecida como uma das mais apreciadas no mundo todo. Nesta quinta-feira (17.08), o prefeito Bernardo Rossi recebeu a diretoria da Casa D'Italia Anita Garibaldi para ajustar os detalhes do evento, que chega a sua oitava edição.
10/08/2017 - 17:04 - Após a abertura oficial do Bunka-sai, nesta quinta-feira (10.08), o público vai conferir diversas atrações nesta sexta (11.08) a partir das 11h. O Festival da Cultura do Japão abre suas portas às 10h e segue ao longo do dia com oficinas, a tradicional dança folclórica Bon-Odori, cosplay, música com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis e o projeto Conexão Vitrola. Além da programação cultural, tem o artesanato inspirado na festa e os quitutes da gastronomia japonesa.
01/08/2017 - 15:32 - A florada das cerejeiras em Petrópolis já anuncia a chegada do mês em que a cultura japonesa ganha destaque na programação com o Bunka-Sai. E o palco dessa festa é o Palácio de Cristal que será contagiado com a arte nipônica na cultura, esporte e culinária exaltando e valorizando tradições milenares. Serão quatro dias de muita diversão com a 9ª edição do Festival da Cultura Japonesa que acontece de 10 a 13 de agosto. O evento é realizado pela Prefeitura de Petrópolis - por meio da TurisPetro, do Instituto Municipal de Cultura e Esportes - e Associação Nikkei de Petrópolis, com o apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.
27/07/2017 - 17:13 - O cantor e compositor é a primeira atração do evento, que se estende até o dia 6 de agosto com diversas atrações em artes visuais, literatura, cinema, teatro, dança, circo e música. Os ingressos para a abertura estão esgotados.
20/07/2017 - 15:10 - As delícias da produção rural de Secretário, localidade rural e de forte apelo turístico, são os atrativos do Festival Agroserra 2017, que tem apoio da Prefeitura, por meio da TurisPetro. O evento acontece de sexta a domingo (21 a 23/07) com a previsão de movimentar mais de R$ 2 milhões na economia da cidade. O público estimado para os três dias de evento é de 6 mil pessoas.
12/07/2017 -  Em mais uma edição de intensa programação, o 17º Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pelo Instituto Dell’Arte, encerra a temporada de dez dias de eventos no domingo, 16 de julho, com uma Oficina de Fantoches para a criançada e família, às 10h, no Palácio de Cristal e apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, no Theatro D. Pedro, às 17h.  A apresentação, sob a batuta do maestro Daniel Guedes, vai trazer obras dos consagrados compositores internacionais, Haydn e Mozart. Todos os eventos têm entrada franca.
Julho de 2017- A Programação do mês de julho da Biblioteca Rocambole é homenagem ao Dia dos Avós.
28/06/2017 - 12:03 - Depois do sucesso alcançado com as últimas apresentações do show “Play”, formado pelos sucessos do CD lançado em dezembro último, o Dó Ré Mi estará na 28ª Bauernfest. Sábado, 1º de julho, às 20h, o grupo de crianças e jovens que canta, dança e representa, sobe ao palco da praça da Liberdade e terá a participação especial da finalista do The Voice Kids, Valentina Francisco, para cantar junto a música tema do Rock In Rio.
03/08/2017 - 17:19 - Agenda do último fim de semana está repleta de atrações. Programação completa pode ser consultada em www.festivalsescdeinverno.com.br. O grupo carioca BossaCucaNova, que mescla  samba, maracatu, rock, funk e soul, embalará o sábado (5/8) de quem for aproveitar o dia para passear no lago do Sesc Quitandinha.
27/06/2017 - 17:01 - A cerveja artesanal está tendo lugar de destaque nesta 28ª Bauernfest, em Petrópolis. O Palco Biergarten da Festa do Colono Alemão, montado na Praça da Águia para Deguste – Feira de Cerveja Artesanal -,  atraiu centenas de pessoas no último final de semana e foi elogiado por turistas de diversas regiões do país, que puderam degustar rótulos de 22 cervejarias, muitas delas integrantes da Rota Cervejeira RJ. 
27/06/2017 - 17:53 - Chapéu, arcos floridos, cachecol nas cores preta, vermelha e amarela e até roupinha típica alemã para boneca. A influência germânica também é inspiração para os diversos trabalhos artesanais expostos no burgo alemão em um lugar especial durante a 28ª Bauernfest. Tradição em Petrópolis e também na Festa do Colono Alemão, o artesanato está presente no evento – no entorno do Palácio de Cristal - para oferecer ao público mais um produto petropolitano e, para as artesãs, como a grande oportunidade de impulsionar as vendas.
25/06/2017 - 16:27 - Com muita alegria, música e dança folclórica, a cultura germânica tomou conta das ruas do Centro Histórico, na manhã deste domingo (25.06), durante o primeiro desfile da 28ª Bauernfest. Tradição na Festa do Colono Alemão, o momento que marca o principal evento da cidade atraiu cerca de 15 mil pessoas. 
25/06/2017 - 09:26 - Durante da 28ª Bauernfest, a Casa da Educação Visconde de Mauá vai realizar uma série de eventos em homenagem à cultura Alemã. Uma delas será a apresentação comentada do filme Lutero – O Reformador. O encontro também faz parte das comemorações dos 500 Anos da Reforma Luterana.  O filme Lutero será exibido no auditório da Casa da Educação no dia 27 de junho, terça-feira, às19h.  Após a exibição, o espaço será aberto para debates. O evento é aberto ao público. A classificação indicativa é 18 anos.
25/06/2017 - 09:22 - As ruas do Centro Histórico ganham ainda mais vida e alegria durante a Bauernfest com os tradicionais desfiles que encantam o público. Neste domingo (25.06) e no último dia da Festa do Colono Alemão, no dia 2 de julho, a animação começa logo cedo com o Clube 29 de Junho, descendentes dos colonos, grupos folclóricos e bandas marciais que vão contagiando os visitantes da festa com música, coreografias, performances e muita alegria celebrando a cultura germânica em Petrópolis. A concentração acontece às 10h na Rua da Imperatriz, em frente ao Museu Imperial, com saída marcada para 11h.

09/06/2017 -   Petrópolis, a Cidade Imperial, se prepara para ser aquecida nesta estação com a realização do 17º Festival de Inverno de Petrópolis. O evento que acontece de 7 a 16 de julho, é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil. O Festival ocorrerá no Centro Histórico de Petrópolis, em diversos espaços emblemáticos da cidade como a Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Hotel Solar do Império, Praça da Liberdade e Centro Cultural Raul de Leoni. Com 10 dias de festa, o Festival deve atrair centenas de moradores e turistas que poderão apreciar espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais.
17/03/2017 - 11:56 - Os destaques da cena cultural petropolitana em 2016 serão conhecidos em noite de festa, neste sábado (18.03), na entrega do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura. Marcada para 20h, a cerimônia aberta ao público volta a ser realizada em um dos principais palcos da Cidade Imperial, o Theatro D. Pedro.  São 42 indicados nas 10 categorias, além do Notório Reconhecimento, que exaltam a diversidade e riqueza cultural no cenário local.
Agosto de 2016 - Para comemorar o Dia dos Pais, a Semana do Folclore e o Dia Nacional das Artes, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) terá uma programação com muitas novidades para o público infantil no mês de agosto.
Abril de 2016 - Em abril comemoramos o Dia Nacional e Internacional do Livro Infantil, o Dia do Índio e o Dia do Descobrimento do Brasil. A Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) não poderia ficar fora dessa.


 Som e Cristal
Apresentações Musicais de
Artistas locais de renome nacional.
Entrada Franca
Todo sábado às 18:00h

Petrópolis em Serenata

Local: Bairros da Cidade
Horário: Quinta-feira - 20h

A  serenata,  tradicional movimento cultural do país, retorna às ruas da cidade. Os seresteiros, os violões, os poetas e as canções inesquecíveis trazem o lirismo e o romantismo dos tempos de outrora. O som do pinho será contemplado pela lua e por todos os moradores dos bairros de Petrópolis, sempre na segunda e quarta 5ª feira do mês, às 20h, em dois bairros diferente a cada mês.

Serenata Imperial

Toda última 5ª feira do mês às 20:00h no Palácio Cristal.
Endereço: Rua Alfredo Pachá s/nº - Centro Histórico.
Telefone: (24) 2247 3721

Saiba Mais: Serenata Imperial
Telefone: 24 2231-0833 - Telfax: 2245-9639
E-mail:
serenataimperial@ig.com.br

Spa Serra Morena