Boa noite!           Domingo 27/05/2018   22:30
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde do Idoso
18/07/2017 - 15:57 - Com uma população de quase 100 mil pessoas englobando idosos e pessoas com deficiência no município, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) vai regulamentar novas vagas de estacionamento voltadas a este público. Hoje são 47 vagas demarcadas para deficientes, por exemplo, acima do estipulado pela legislação, mas a companhia crê que esta quantidade é insuficiente assim como as 52 vagas reservadas ao idosos.
30/06/2017 - 15:26 - Há pouco mais de 10 anos um pequeno grupo de ginástica foi criado dentro do Posto de Saúde da Família (PSF), no São Sebastião, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos que frequentavam o local. Apesar das dificuldades encontradas durante esse tempo, o trabalho seguiu e hoje são 60 alunos atendidos pelo projeto.
23/06/2017 - 16:14 - Boa música e comidas típicas marcaram o primeiro Arraiá do ‘Baila Comigo’, realizado nesta sexta-feira (23.06) no Centro de Cidadania em Itaipava. O projeto voltado para o público da melhor idade promove bailes mensais e já se tornou um grande sucesso com média de participação de 70 pessoas por encontro.
31/03/2017 - 18:08 - As dúvidas sobre a vacinação na terceira idade foram esclarecidas em palestra realizada no Instituto da Previdência e Assistência Social do Servidores Público do Município de Petrópolis (INPAS). As informações sobre o tema foram dadas pela enfermeira Denise de Freitas Marcelo, do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde. A iniciativa faz parte das atividades do projeto Café com Sabedoria, voltado aos aposentados e pensionistas do instituto. 

Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:  

- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?

Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não".
... 
28/10/2014 - 16:00 - A quarta-feira (29/10) será animada para o público da terceira idade: a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) promove uma grande baile para a Terceira Idade, no distrito de Pedro do Rio.
22/09/2014 - 17:09 - Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), promove a Semana da Pessoa Idosa. 

O INSS - Instituto Nacional do Seguro Social prorrogou para o dia 31 de dezembro o prazo para aposentados e pensionistas realizarem a renovação de senha nas instituições financeiras. Também conhecido como ‘prova de vida’, este é um procedimento operacional que serve para conferir e validar os dados do beneficiário do INSS, visando garantir o pagamento de seus direitos. A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN explica como realizar este procedimento, mas lembra que é preciso ficar atento aos alertas de convocação dos bancos.

17/12/2013 - 17:47 - Petrópolis é o único município do Estado a participar da comissão de trabalho que ficará responsável por elaborar o fluxo de encaminhamento das denúncias de violência contra o idoso.

.

27/09/2013 - 09:02 - Primeiro de outubro é o Dia Internacional do Idoso. Para homenagear essa parcela da população, que já soma 43 mil pessoas em Petrópolis, segundo dados do Ministério da Saúde, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), em parceria com a Prefeitura, realiza uma programação especial. 

25/09/2012 - A mensagem que desejamos passar é a que o idoso pode envelhecer sendo útil, fazendo atividades. Queremos mostrar que Petrópolis tem vários grupos em que os idosos podem participar. Acreditando nisso, o CMDDPI – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com as Secretarias de Governo e outros parceiros da Sociedade Civil, através de uma comissão de organização, elaborou programação abaixo que tem como objetivo dar destaque a todas as atividades desenvolvidas na semana do idoso.
20/09/2012 - 17:26 - A Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Obras e Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), iniciou nesta quinta-feira (20) a instalação das 10 primeiras academias públicas de ginástica voltadas para a Terceira Idade.

Certas informações são fundamentais e necessárias para melhor qualidade de vida previnindo assim o aparecimento de doenças, e que quando adotadas como hábito de vida, levam a resultados benéficos para sua vida física e emotiva.
Aqui no Netpetropolis você que faz parte da melhor idade, vai encontrar mensalmente informações de profissionais dedicados a trazer a você tudo o que precisa saber para ter uma vida melhor.

O processo de envelhecimento está relacionado a muitas variáveis que os estudiosos ainda não conseguiram relacionar e entrar em um consenso.
Existem várias teorias que vão desde o processo de degradação da célula por seus múltiplos processos de divisão, até aos radicais livres.
Osteoporose

O que Osteoporose?

Osteoporose é uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa caracterizada por uma fragilidade nos ossos.Na menopausa a ausência do hormônio feminino faz com que os ossos percam cálcio e fiquem porosos como uma esponja. Esta fraqueza dos ossos expõe a mulher a riscos maiores de fraturas tanto por quedas como espontâneas.

Os locais mais comuns são a coluna, o colo do fêmur, e o pulso.

Destas fraturas a mais perigosa é a do colo do fêmur. É também por causa da osteoporose que as mulheres perdem altura com a idade.




Dentro da Fonoaudiologia mostramos as principais alterações que ocorrem relacionadas à voz, audição, deglutição e linguagem.
Saiba mais ...

Para se ter uma boa cabeça na velhice é necessário exercitar o cérebro do mesmo modo que cuidamos do resto do corpo

“Você já foi ao supermercado?” Todo dia, Maria do Carmo Andrade, 72 anos, costuma fazer perguntas como essa à sua filha. Ao contrário de anos anteriores, ela pergunta duas ou três vezes, simplesmente porque esquece a resposta e às vezes não lembra nem que fez a pergunta.

O inverno vem aí e junto com ele a famosa gripe, saiba como prevenir essa doença que causa tanto aborrecimento nesta época do ano.

O que é gripe?
A gripe é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus da influenza, mas curável em poucos dias ou semanas....

Por vir associada a outras doenças, nem sempre a depressão é corretamente diagnosticada nos idosos, mas é preciso tratá-la para melhorar a qualidade de vida.

Spa Serra Morena