Boa tarde!           Segunda 14/10/2019   13:46
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Alerj Informa > ALERJ recebe os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude
ALERJ recebe os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude
17/07/2013 - 18:03 - Cercados por fiéis entoando cânticos de louvor, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora – símbolos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ) – foram recebidos no saguão da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (17/07), pelo presidente da Comissão de Representação da JMJ da Casa, deputado Márcio Pacheco (PSC).

“Tudo isso é um simbolismo muito grade porque sintetiza a fé dos cariocas e dos fluminenses. Enfim, é o simbolismo da presença de Deus. E nada melhor do que abençoar uma Casa onde seus representantes têm por obrigação defender a vontade, a liberdade e a vida da população”, disse o deputado, representando o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).

Durante a cerimônia, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, leu a oração da JMJ e celebrou uma missa. “Durante 15 dias, antes da chegada do papa, o Rio recebe como último destino os símbolos da jornada. Hoje eles chegam à Casa do povo do nosso estado, pois aqui ele está representado”, lembrou dom Orani, que recebeu das mãos do deputado Thiago Pampolha (PSD), o mais jovem da Alerj, uma pequena cruz de presente.

A cruz de 3,8 metros foi um presente do papa João Paulo II, dada aos jovens em 1984. Desde então, ela já rodou todos os continentes em peregrinações católicas. Em 1994, passou a ser símbolo da Jornada Mundial da Juventude, maior evento internacional de jovens católicos. Já o Ícone de Nossa Senhora foi presenteado em 2003, também pelo papa João Paulo II.

Os símbolos chegaram ao Brasil em 2011 e passaram por todas as capitais do país. Depois da Alerj, eles seguem para a Igreja da Imaculada Conceição, no Recreio. Estiveram presentes no evento o secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, e os deputados Luiz Paulo (PSDB), José Luiz Nanci (PPS), Xandrinho (PV) e Ricardo Abrão (PDT).


Programação dos filmes em cartaz