Boa noite!           Sexta 19/04/2024   23:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Cidadania > Cláudia Martins quer implantar o Recicla Tecido em municípios vizinhos
Cláudia Martins quer implantar o Recicla Tecido em municípios vizinhos
Em entrevista ao Canal 5 de Três Rios ela se mostrou disposta a estabelecer uma parceria com a cidade
 
22/06/2013 - 00:39 - No último sábado (15), a empreendedora e Presidente da Associação Recicla Tecido, Cláudia Martins Alves Carvalho concedeu entrevista ao apresentador Humberto Fiorelli, no Canal 5, em Três Rios. Na ocasião, ela chamou a atenção dos gestores dos municípios vizinhos a Petrópolis como Três Rios e Areal sobre a importância do projeto tanto na questão ambiental quanto social.
 
O programa teve início às 12h e foi um panorama de tudo o que vem acontecendo no projeto, desde sua criação em 2011. Cláudia apresentou a missão do Projeto Recicla Tecido de recriar tecidos e refazer vidas, através dos restos de tecidos limpos que ganha das confecções e são reciclados e transformados pelas mãos de mulheres encaminhadas pela Secretaria de Trabalho Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Petrópolis. São confeccionados edredons, almofadas, tapetes, lembrancinhas, bonecas, chaveiros, acessórios de decoração para o lar e uma infinidade de outros produtos. “Com esses restos de tecidos que iriam para o lixo, consigo transformar em novos objetos úteis para o dia a dia e, o mais interessante, é que cada produto criado fica para a própria aluna esta mulher que confecciona e consegue comercializar e ganhar uma renda extra”, disse.
 
Durante a entrevista Cláudia citou, também, a lei 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que consiste na proibição de lixões a céu aberto, o que obriga que os gestores públicos construam aterros sanitários. Também que todo lixo produzido por indústrias tenham um destino certo dando sentido ao que chama-se “Logística Reversa”, onde o produto segue um ciclo desde a matéria-prima até o momento em que ele não é mais útil e precisa retornar a cadeia de origem para a reciclagem. A empreendedora falou sobre a importância da lei e que os empresários têxteis já podem se adequar através do Projeto Recicla Tecido. “Ele adere a lei e nós ganhamos com os resíduos que se transformam em novos produtos e ajudam as mulheres em risco social”, declarou.
 
Além disso, citou o período em que teve que conter os custos e manter um número reduzido de alunas enquanto aguardava a parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis. “Passamos por dificuldades e as esperanças diminuíram, mas felizmente, em maio desse ano conseguimos fazer a inauguração com o apoio do prefeito Rubens Bomtempo, um visionário com relação as questões ambientais e sociais e da primeira dama Luciane Bomtempo, a quem tenho muito que agradecer”, afirmou.
 
Cláudia Martins agradeceu, ainda, os parceiros da Associação, como o Sindcon, o Conselho da Moda de Petrópolis, a Arte, o sistema "S", o empresário da indústria Werner e conselheiro da Firjan Luiz Fernando, ao Francisco Carvalho da Confecção Detonação, a Luzia da Kappaun's entre outros. Ela chamou a atenção, do prefeito de Três Rios, Vinicius Farah e da prefeita de Areal Waldeth Brasiel, sobre a possibilidade de implantar o projeto nas cidades visando reaproveitar os resíduos e capacitar as mulheres em risco social. Citou, também, a cidade de Rio das Flores que tem condição de ter uma Associação como o Recicla Tecido já que, a indústria têxtil Ikinha, é sua parceira no município de Petrópolis.
 
A entrevista teve duração de três horas e segundo a empreendedora foi muito positiva. “Pude falar de sustentabilidade e sobre responsabilidade social, entre tantos outros assuntos relevantes, que foram abordados no programa. Agradeço ao Humberto Fiorelli pelo espaço e pela receptividade”, concluiu.
 
A Associação Recicla Tecido foi criada em 2011 após a tragédia das chuvas na Região Serrana. Entres os objetivos está a promoção da assistência social; a defesa, preservação e conservação do Meio Ambiente; a promoção do desenvolvimento sustentável, cidadania, educação ambiental; do desenvolvimento econômico e social e do combate à pobreza.
Programação dos filmes em cartaz